João Pessoa, 16 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NATUREZA

Jardim Botânico oferece programa especial de férias para crianças e adultos

Comentários: 0
publicado em 16/01/2013 às 10h30

 A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, promove, neste mês de janeiro, a programação especial “Férias no Jardim” voltada para crianças e adultos.

No período de 22 a 26 de janeiro, das 14h às 16h, os visitantes na faixa etária entre 7 e 12 anos vão poder participar de diversas atividades temáticas, oficinas e exibição de filmes que estimulam a diversão agregada aos valores relacionados ao meio ambiente, no que diz respeito à conscientização para preservação e utilização sustentável dos recursos naturais.

“As atividades voltadas para adultos e crianças têm objetivos comuns que são participar ativamente das ações no Jardim Botânico, conhecer mais sobre a Mata Atlântica e torná-los conscientes da importância da preservação ambiental”, destacou a diretora do Jardim Botânico, Suênia Oliveira.

Dentro da programação estão as trilhas ecológicas onde os visitantes poderão aprender com os guias do Jardim Botânico sobre a importância do Rio Jaguaribe, que corre dentro do Jardim, e a mata ciliar que o cerca, bem como, o tipo de solo e a diversidade da flora e fauna. “Os animais mais encontrados são o sagui e o bicho preguiça, mas nada impede que os visitantes possam se deparar com aves, insetos, raposas e até mesmo jacarés e cobras”, completou a diretora.

No próximo sábado (19), das 9 às 14h, haverá a “Trilha Fotográfica” para os amantes da fotografia. O objetivo é que os visitantes tentem capturar imagens que retratem uma representação da paisagem da Mata do Buraquinho. As fotografias serão exibidas posteriormente em meio virtual, através das redes sociais (Facebook, Flickr) da Sudema, gerando a II Exposição Fotográfica Digital do Jardim Botânico. Os visitantes deverão inscrever as fotografias para a exposição logo depois da trilha. Os adultos e crianças interessados em participar da caminhada deverão levar equipamento fotográfico.

As fotos poderão ser inscritas na categoria profissional, amador, criança, jovem e foto de celular. Um corpo de jurados avaliará a qualidade da foto, foco e criatividade. O objetivo da exposição digital é estimular os participantes a integrarem campanhas promocionais, pois todos os nomes serão creditados, visto que, na campanha deste ano, as fotos utilizadas foram produzidas na 1ª edição ocorrida ano passado.

Já no sábado (26), às 8h30, ocorrerá a “Super Trilha”, elaborada especialmente para as atividades de verão. A trilha terá duração aproximada de 3h, com alto grau de dificuldade. O público desta atividade é composto por pessoas acima de 14 anos, com bom condicionamento físico. É necessário que o visitante esteja de calça comprida e sapato fechado, além de levar uma garrafinha de água.

Serviços – Para a atividade “Férias no Jardim”, as vagas serão limitadas para um público máximo de 15 crianças em cada exercício podendo ser acompanhados pelos pais. Todas as inscrições deverão ser realizadas antecipadamente na Administração do Jardim Botânico, localizado na Av. Dom Pedro II, s/n, Mata do Buraquinho, Torre, em João Pessoa, ou pelo telefone (83) 3218-7880. O visitante deverá vestir calças compridas e sapatos fechados.

Jardim Botânico Benjamim Maranhão – O Jardim Botânico é uma das maiores reservas de mata atlântica do Brasil, com 515 hectares. Além de área de lazer, é também local para estudos de espécies da fauna e da flora. Através de trilhas, o visitante pode vislumbrar espécies animais e vegetais típicas da mata atlântica. Entre as plantas estão sucupira, cajazeira (a árvore do cajá), copiúba (que serve de alimento para os saguis), orquídeas e bromélias. Entre os animais podem ser vistos espécies de tamanduá-mirim, cotia, raposa, preá, preguiça, borboletas e pássaros (picapau, sabiá, anum-preto e jacu).

As atrações incluem ainda a “árvore do abraço”, um dendezeiro que cresceu no meio de uma gameleira, dando a impressão de que as duas árvores estão entrelaçadas. O passeio é acompanhado por guias florestais.

Confira abaixo a programação de férias para as crianças:

Terça-feira (22/01)

Atividade:Cinema no Jardim

Assunto: Exibição do filme “Teatro Ecológico: O Jardim Botânico”, seguido de uma trilha temática que abordará os temas apresentados do filme.

Quarta-feira (23/01)

Atividade: Arte no Jardim

Assunto: Trilha temática seguida de uma oficina de pintura, onde as crianças poderão representar os elementos da fauna e flora da Mata do Buraquinho através da arte.

Quinta-feira (24/01)

Atividade: Amigos da Mata

Assunto: Exibição de filmes que apresentam os personagens das lendas folclóricas e protetores da mata, seguido de uma trilha temática.

Sexta-feira (25/01)

Atividade: Um dia de pesquisador

Assunto: Trilha temática onde as crianças serão pesquisadoras por um dia e irão explorar a flora da Mata do Buraquinho.

Sábado (26/01)

Atividade: Caça ao Tesouro

Assunto: Atividade recreativa, onde as crianças serão estimuladas a trabalhar em equipe e descobrir o “tesouro” da Mata do Buraquinho.

Secom-PB

Leia Também