João Pessoa, 07 de abril de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
efeitos na economia

Crise da Covid-19 pode atingir pagamento e obras

Comentários: 0
publicado em 07/04/2020 às 14h13
atualizado em 08/04/2020 às 06h03

As medidas econômicas e sociais anunciadas na semana passada pelo governador João Azevêdo (Cidadania) para minimizar as consequências da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, devem representar um impacto negativo “muito grande” para as finanças da Paraíba. A avaliação é do secretário da Fazenda do Estado, Marialvo Laureano.

Ao Portal MaisPB, Laureano afirmou que aguarda medidas de socorro do governo federal para diminuir o risco de atraso na folha de pagamento dos servidores públicos da Paraíba.

A principal fonte de receita do governo é o ICMS, que terá o seu pagamento por parte das empresas do Simples Nacional adiado por seis meses referente aos meses de abril, maio e junho.

“ICMS é consumo, o consumo está quase parado, o que não esta parado é alimentos, combustível e energia, estes dois últimos terão uma queda considerável. Vamos ter uma queda muito grande, estamos aguardando mais o que será feito do governo federal. Não temos dinheiro, quem tem ferramentas para conseguir recursos é a união”, declarou.

“As nossas receitas próprias representam 55% da receita total. Nós temos a receita própria que vai ter um baque. Teremos um impacto negativo muito grande a partir de abril. Estamos aguardando outras medidas do governo federal paralelamente estamos quebrando todo nosso custeio, estamos priorizando Saúde, Segurança e o pagamento da folha. Nós vamos tentar continuar pagando a folha de pagamento em dia. Você pergunta: e no futuro? E em maio? Estamos aguardando outras medidas do governo federal. Mas não poderíamos ficar parados e não fazer nenhuma medida que pudesse beneficiar o cidadão e empresário paraibano”, continuou o secretário.

Na última quinta-feira (02), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), duas medidas provisórias que destinam mais R$ 16 bilhões aos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM) até junho. O objetivo das MPs 938/2020 e 939/2020 é repor a forte queda na arrecadação desses fundos, devido à desaceleração econômica causada pela pandemia de coronavírus. Segundo Marialvo, a medida não resolverá o problema, mas “minimizará” o dano aos cofres dos estados.

Obras paradas

Ainda de acordo com Marialvo Laureano, as obras em andamento na Paraíba sofrerão uma desaceleração pelos próximos quatro meses em razão da pandemia do novo coronavírus. O foco, segundo o secretário da Fazenda, precisa estar na Saúde, Segurança e folha de pagamento.

“Se a folha atrasa, as pessoas deixarão de pagar suas contas, é um efeito dominó terrível. Estamos cortando para continuar pagar a folha”, salientou.

Maurílio Júnior – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas