João Pessoa, 18 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FALSIFICAÇÃO

Operação ‘Gol de Letra’ termina com 200 mil bolas apreendidas

Comentários: 0
publicado em 18/02/2013 ás 15h42

 Mais de 200 mil bolas de futebol foram apreendidas pela Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Elas vieram ilegalmente de portos chineses e são resultado de uma sequência de dez apreensões.

Segundo a Receita Federal, a apreensão fez parte da Operação Gol de Letra. As bolas não apresentavam a logomarca do fabricante mas tinham design, cores e padronização que imitavam os modelos oficiais utilizados na última Copa do Mundo e na Eurocopa 2012. As imitações incluíam, por exemplo, a famosa Jabulani, a bola da Copa 2010, e a Cafusa, recém-criada para a Copa das Confederações 2013

Esses tipos de bolas de futebol infringem os direitos autorais e de desenho industrial, além de configurarem concorrência desleal. A Receita Federal irá destruir os produtos.

Operação

A ‘Gol de Letra’ começou ainda em 2012, quando foram identificadas várias cargas, de diferentes importadores, com bolas de futebol que apresentavam indícios de ilegalidade. A marca que produz as bolas oficiais foi contatada e atestou a falsidade das mercadorias. Este ano, com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo 2014, a operação será ainda mais abrangente.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x