João Pessoa, 22 de fevereiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Carnaval de Boa

Cafuçu encerra prévias de Carnaval em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 22/02/2020 às 08h42
Foto: Gilberto Firmino/Secom-JP

As prévias carnavalescas da Capital terminaram em grande estilo com o desfile do bloco Cafuçu, que percorreu vários pontos do Centro Histórico e reuniu milhares de foliões, na noite desta sexta-feira (21). A folia foi animada por vinte atrações musicais, entre orquestras de frevo, cantores e DJ´s, que se apresentaram em três palcos montados em locais diferentes – Ponto de Cem Réis e as praças Rio Branco e Dom Adauto. A atração faz parte da programação do Carnaval de Boa da Capital, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope).

Há mais de trinta anos que essa tradição se repete – o bloco é considerado o mais elegante da Capital, o que, na prática, não significa necessariamente está na moda, porque quem é Cafuçu faz a sua própria moda sem se preocupar com qualquer tendência. Misturando peças de roupas, maquiagens e acessórios, os foliões mostram de um jeito irreverente que o Carnaval é uma das festas mais democráticas do país. “Não pode faltar luzes”, alerta Genilson dos Santos, conhecido como Tiririca, carregando uma caixa de som próxima ao ouvido. “São vinte dois anos saindo de Cafuçu, sempre com muita alegria e amor no coração”, concluiu.

Com esse espírito e muito entusiasmo, o bloco saiu da Rua Visconde de Pelotas, ao lado do Ponto de Cem Réis, e seguiu pela Praça Dom Adauto em direção à Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Percorreu ainda parte da Avenida General Osório, passando ao lado do edifício 18 andares e desceu pela Rua da Areia até se dispersar na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico. “Cafuçu é ser original, ter charme, ser chique, uma pessoa animada e que gosta de viver a vida”, descreveu Giselda Cordeiro, que estava acompanhada da irmã, Gisélia Cordeiro. Juntas, as duas contabilizam quase vinte anos de folia no Cafuçu.

Apoio – Durante o desfile do bloco, a Prefeitura de João Pessoa disponibilizou o serviço de várias secretarias, oferecendo apoio nas áreas de segurança, saúde, trânsito e ordenamento urbano. O comandante da Guarda Civil, Diogo Guedes, fez um balanço positivos das prévias carnavalescas da Capital, que começou no último dia 11 e só acabaram nesta sexta-feira (21). “Hoje, aqui, estivemos com 60 homens, auxiliando a população em caso de urgência. Mas podemos dizer que foram prévias muito tranquilas”, afirmou.

O que também não pode faltar no Carnaval é o cuidado com a saúde e prevenção. Em todos os blocos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou efetivamente com a distribuição de insumos de prevenção e campanhas de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis. O Samu-192 também disponibilizou equipes com condutor, enfermeiro e médico, distribuídas em Unidades Básicas e de Suporte Avançados de Saúde. Já a Vigilância Sanitária esteve fiscalizando comércios ambulantes. Os segmentos inspecionados foram barracas de espetinhos, de bebidas, de lanches, de caipifrutas e cachorro-quente.

MaisPB

Leia Também