João Pessoa, 10 de fevereiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
800 pontos de enchentes

SP: temporal interrompe serviços de transporte

Comentários: 0
publicado em 10/02/2020 às 17h19
atualizado em 10/02/2020 às 16h14
Reprodução/TV Globo

A manhã caótica de chuvas e alagamentos na Grande São Paulo, com mais de 800 pontos de enchentes, interrompeu a circulação de trens, travou linhas de ônibus, e a saída e chegada aos terminais rodoviários. Também atrasou e cancelou voos nos aeroportos.

As linhas do metrô da capital paulista foram as menos afetadas e operaram sem restrição. Só a 3-vermelha está com velocidade reduzida devido à falha em um trem na estação Bresser-Mooca.

Já a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passou a manhã com operação parcial em várias linhas.

A 8-diamante está em processo de normalização e todas as estações estão sendo reabertas. Já a linha 9-esmeralda continua com a circulação interrompida entre Osasco e Santo Amaro por conta do alagamento. Os ônibus do Paese atendem o trecho. A viagem entre Grajaú e Santo Amaro tem circulação normal.

O sistema metropolitano de ônibus também ficou bastante afetado na Grande São Paulo com atrasos e suspensão da operação, já que as linhas que vêm de Guarulhos e da zona oeste passam próximo às marginais dos rios Tietê e Pinheiros, intransitáveis.

Em três horas de chuva densa, o volume do rio Pinheiros atingiu o maior nível desde que o governo começou a monitorar o sistema, em 1967, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

O rio chegou a 719,6 metros em relação à altitude do nível do mar, de acordo com a pasta. Até então, o recorde era de 719 metros, registrado durante a forte chuva que atingiu a cidade em 2005.

Segundo a secretaria de Transportes, em Guarulhos são registrados atrasos na operação de até 50 minutos nas linhas que vem do município com destino ao Terminal Tucuruvi. O Terminal Taboão, na cidade, está com operação suspensa devido a alagamentos.

Neste momento o Terminal Vila Galvão está com operação normal, assim como o Terminal Luís Bortolosso, em Osasco, que estava com os acessos alagados pela manhã. Cinco linhas intermunicipais que passam pelas rodovias Dutra e Ayrton Senna estão com operação paralisada.

As linhas de Guarulhos que têm como destino o Terminal Armênia também não conseguem chegar ao seu destino. As linhas da região de Osasco operam com atrasos por causa de alagamentos nas vias e congestionamentos.

Folha de S. Paulo

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas