João Pessoa, 04 de fevereiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FALTA REGULAMENTAÇÃO

Queijos paraibanos são apreendidos em Recife

Comentários:
publicado em 04/02/2020 às 14h26
A- A+

O deputado estadual licenciado Tovar Correia Lima (PSDB) lamentou a apreensão de queijos paraibanos Grupiara em um quiosque localizado no shopping Rio Mar, em Recife, por falta de registro nos órgãos de vigilância sanitária. O mesmo episódio chegou a acontecer em São Paulo no ano passado fazendo com que as vendas caíssem em 40% e os postos de trabalho fossem reduzidos, passando de 60 para apenas três, atualmente. Segundo o tucano, o fato aconteceu não por culpa dos produtores, mas sim do Governo da Paraíba que não regulamentou a Lei 11.346/19 que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos e manteigas artesanais produzidos no Estado.

“Isso é inadmissível. O Estado deveria garantir e incentivar a produção que consequentemente gera emprego e renda, mas ao invés disso, prefere perseguir e mesmo com uma Lei, não consegue colocá-la em prática, causando constrangimento e prejuízos a pessoas de bem que contribuem com o crescimento da Paraíba e do Brasil. Vamos mais uma vez em busca de uma solução urgente para que possamos garantir as produções e comercializações de queijos e outros produtos artesanais”, destacou Tovar, lembrando que os queijos apreendidos são premiados no Brasil e no exterior.

O episódio da apreensão dos queijos que aconteceu em Recife foi narrado pelo responsável da Laticínio Grupiara, estabelecido na Fazenda Carnaúba, no município de Taperoá, Joaquim Pereira Dantas Vilar. Segundo ele, por vários anos lutou pela regulamentação do queijo artesanal brasileiro. Em 2018, foi garantida a aprovação da lei do selo arte e no logo em seguida, deu entrada no requerimento para obter o selo, mas até hoje não obteve resposta alguma do órgão competente.

“Há de chegar um dia que o Brasil oficial será em função do Brasil real, que trabalha e produz, aí sim seremos uma grande nação. Terão a consciência de que a cada 50 litros de leite produzido um emprego é gerado. Enquanto isso, pedimos com todo respeito que chegue ao fim essa batalha, não queremos confronto com governo, ao contrário, precisamos do apoio, do amparo e estímulo do Estado brasileiro”, disse Joaquim Dantas.

MaisPB

MaisTV

Dia D: João defende vacina obrigatória contra a Covid-19

CAMPANHA DE VACINAÇÃO - 25/09/2021

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas