João Pessoa, 16 de março de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Em vez de pagar uma multa de cerca de 50 yuans (cerca de 16 reais) e perder dois pontos na carteira de motorista, diversos motoristas chineses estão pagando esse mesmo valor em uma camiseta "inovadora" que engana os policiais mais distraídos, segundo o site chinês especializado em veículos "Car News China".
"Motoristas chineses que não gostam de usar o cinto de segurança podem agora comprar uma inovadora ‘camiseta cinto de segurança’, pagando entre 35 yuans e 50 yuans" (entre 11 e 16 reais) , anuncia o site chinês.
Um chinês viajante teve a brilhante ideia porque "a polícia do país está mais alerta sobre o uso do cinto depois de alguns acidentes graves, onde os ocupantes foram lançados pela janela do carro e acabaram mortos", explica o site, em um tom de "quem avisa amigo é".
Os motoristas esperam que a invenção engane "os ocupados policias que olham rapidamente para dentro dos veículos".
As camisetas atraíram a atenção da imprensa chinesa que perguntou à polícia o que eles pensavam sobre o assunto.
O porta-voz Xue Fengxian, da Polícia do Trânsito de Xangai, disse que "o motorista de um veículo é obrigado por lei a usar cintos de segurança" e que "a camiseta não é ilegal por si só". Outro porta-voz, da província de Heilongjiang, afirmou que as camisetas são "auto-enganosas", mas que seu uso apenas para "fins de entretenimento" é permitido.
Que nenhum usuário da linda camiseta (só que não) seja lançado para fora da janela de um carro.
UOL
CRISE NO PSB - 19/09/2025