João Pessoa, 24 de março de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA SEGUNDA

Empreender-JP vai levar crédito à comunidades

Comentários: 0
publicado em 24/03/2013 às 10h32

O Empreender-JP irá às comunidades de João Pessoa para incentivar a microeconomia na cidade. A ação será feita por meio do programa Território Empreendedor, lançado pelo prefeito Luciano Cartaxo. O objetivo é realizar um censo microeconômico de todas as atividades desenvolvidas em 26 comunidades de João Pessoa, começando nesta segunda-feira (25), às 8h30, pelo Timbó. Durante a próxima semana e a seguinte também serão visitadas as comunidades Tito Silva (bairro de Miramar), Mata do Buraquinho (Rangel), Saturnino de Brito (Cruz das Armas) e Vila Japonesa (Jardim Treze de Maio).

“Vamos às comunidades para analisarmos o potencial de desenvolvimento de sua microeconomia. É comum haver mercadinhos, padarias, salão de beleza, barzinhos ou pequenas oficinas nas comunidades, e podemos contribuir com o trabalho destas pessoas por meio do crédito do Empreender-JP. Elas poderão ampliar suas atividades”, explicou o secretário de Trabalho, Produção e Renda, Raimundo Nunes.

Conforme o diretor de operações, Josean Freire, o levantamento será feito em parceria com agentes do Orçamento Participativo e com líderes de cada comunidade. “Após análise dos dados deste censo econômico, vamos apresentar os resultados aos empreendedores e incentivar o uso do crédito. Inclusive, faremos capacitações exclusivas com eles”, afirmou.

Em família – Raimundo Nunes destacou que a capacitação poderá ser estendida aos familiares dos empreendedores. “A maioria dos pequenos negócios é familiar, então é importante que os envolvidos na atividade tenham mais conhecimentos sobre aquilo que desempenham. Além disso, essas capacitações poderão ser temáticas, dividindo os empreendedores por grupos de atividade, seja comércio ou serviços, por exemplo,”, frisou o secretário.

“Nestas comunidades já há pessoas atendidas pelas linhas de crédito Empreender-JP, mas podemos ampliar o número”, ressaltou o diretor de operações. Além das cinco comunidades iniciais, outras 21 serão escolhidas para fazer parte do programa Território Empreendedor.

Empregos – O Sistema Nacional de Empregos em João Pessoa (Sine-JP) também vai participar do Território Empreendedor. Agentes vão acompanhar o censo e informar a população sobre as vagas de empregos disponíveis na entidade, além de orientar sobre a formulação de currículo e comportamento em uma entrevista de trabalho.

“Ao fazer um currículo, o candidato precisa ser objetivo, incluir informações sobre sua formação, telefone, e-mail, e sua experiência na área pretendida. Em hipótese alguma ele deve aumentar dados de capacitação. Por exemplo, se ele tem conhecimentos básicos de Inglês, não deve informar que tem nível intermediário. O ideal é que o currículo tenha apenas uma lauda”, disse a coordenadora do Sine-JP, Ludmila Araújo.

Sobre o comportamento em uma entrevista de trabalho ela destacou que o candidato deve se mostrar educado, cumprimentando seu avaliador, e estar bem informado sobre a empresa que oferece a vaga. “Também é importante ser pontual e não demonstrar nervosismo”, afirmou a coordenadora.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas