João Pessoa, 13 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Opinião/MaisPB

Sousa: Tyrone lidera, com folga, todos os cenários

Comentários: 0
publicado em 13/12/2019 às 18h45
atualizado em 14/12/2019 às 07h01
Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone

Uma pesquisa encomenda pelo Portal MaisPB ao Instituto Opinião, sobre a disputa pela Prefeitura de Sousa, no Sertão do Estado, revelou que o atual prefeito Fábio Tyrone (PSB) ganharia em todos os cenários se a eleição fosse hoje no município. Os números foram divulgados, nesta sexta-feira (13), no programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Conteúdo.

Na pesquisa espontânea, na qual o Instituto não apresenta nomes, mas apenas pergunta em que o eleitor votaria para prefeito de Sousa, Fábio Tyrone aparece com 36,2% das intenções de voto. André Gadelha, ex-prefeito, surge com 5,6%, depois o médico Doutor Zé Célio, com 3%. Ainda aparecem Esdras Nascimento, o vereador Cacá Gadelha e a advogada Míriam Gadelha, todos com 0,2%. Branco, nulo e nenhum são 5,8% e indecisos e não sabem 48,8%.

De acordo com o levantamento, no primeiro cenário, 48,8% dos entrevistados disseram que votariam no atual gestor. Já 19,8% escolheriam o Dr. Zé Célio, ex-candidato a deputado estadual, para o cargo e 12% optariam pelo ex-prefeito André Gadelha. Outros nomes do cenário político da cidade foram estimulados. Brancos, nulos ou nenhum somaram 7,2%. Indecisos/Não sabem 7,6%.

Confira gráfico:

Em um segundo cenário, o Instituto Opinião estimulou os nomes de André Gadelha, Cacá Gadelha, Dr. Zé Célio e Fábio Tyrone.

À pergunta ‘SE AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE SOUSA FOSSEM HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESSES, EM QUEM O(A) SR.(A) VOTARIA?’, 49,6% dos entrevistados disseram que votariam em Fábio Tyrone, 23,4% disseram que escolheriam Dr. Zé Célio, 13,2% depositariam o voto André Gadelha e 1,2% em Cacá Gadelha. Branco, nulos ou nenhum somaram 7,2%. Indecisos/Não sabem 5,4%.

Confira gráfico:

O Instituto Opinião também simulou um cenário apenas com os nomes de André Gadelha e Fábio Tyrone. No confronto direto, Fábio teria 58,2% contra 19,8% do ex-prefeito André Gadelha. Branco/Nulo/Nenhum somaram 12,8% e Indecisos/Não sabem 9,2%.

Confira gráfico:

Um outro cenário colocou na disputa os nomes de Cacá Gadelha e Fábio Tyrone: o atual gestor teria a preferência de 62,2% dos votos contra 13,0% que preferem o vereador. Branco/Nulo/Nenhum somaram 13,8% e Indecisos/Não sabem 11,0%.

Confira gráfico:

No último cenário pesquisado, o Instituto Opinião quis saber a preferência do eleitorado entre os nomes de Dr. Zé Célio e Fábio Tyrone. Nele, 53,2% disseram ter a intenção de votar no atual prefeito, enquanto 33,4% escolhem Dr. Zé Célio. Branco/Nulo/Nenhum somaram 6,6% e Indecisos/Não sabem 6,8%.

Confira gráfico:

Sobre a pesquisa

A pesquisa quantitativa de opinião pública tem o objetivo de identificar, junto aos eleitores da área em estudo, opiniões relacionadas a assuntos políticos da cidade de Sousa e a avaliação administrativa do Prefeito, do Governador do Estado e do Presidente da República. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público; supervisionada pelo coordenador de campo da OPINIÃO – Pesquisas Sociais Ltda.

Para o levantamento, foram realizados 500 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

As entrevistas na zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Alto da Capanema, Alto do Cruzeiro, André Gadelha, Angelim, Areia, Bela Vista, Centro, Estação, Frei Damião, Gato Preto, Guanabara, Jardim Sorrilândia I, II e III, Jardim Brasília, Jardim Iracema, Jardim Santana, Mutirão, Maria Rachel, Raquel Gadelha, São José, Várzea da Cruz e Zú Silva. E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Cadeado, Caiçara Batista, Carnaubinha, Curral Velho, Curralinho, Jangada, Lagoa, Lagoa das Estrelas, Lamarão, Logradouro, Macacos, Mãe d´Água, Malhada da Pedra, Massapê, Matumbo, Molhado dos Alves, Núcleo I, II e III, Pereiros, Riachão dos Anísios,
Saguim, São Gonçalo e São Vicente.

Opinião: instituto de credibilidade

O Instituto Opinião tem 25 anos de experiência no mercado nordestino. Sediado em Campina Grande, é um dos mais acreditados e respeitados no segmento. O Opinião é parceiro do Portal MaisPB desde 2016.

Programa Hora H

O programa Hora H, o novo projeto do jornalista Heron Cid, apresentador, blogueiro e analista político, é transmitido em conexão estadual por uma rede de rádios, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h. Ele faz dupla com Wallison Bezerra (ex-TV Tambaú e Jovem Pan FM de João Pessoa), repórter político em ascensão.

O programa forma uma cadeia híbrida e autônoma de informação da Paraíba, a partir da capital do Estado e em conexão com Brasília, a Rede Mais Conteúdo.

Rede de Rádios

O programa Hora H é gerado a partir dos estúdios do Portal MaisPB, na capital paraibana. A cabeça de rede é a Rádio Pop FM 89,3, em João Pessoa, emissora mais jovem e de audiência crescente em toda a região metropolitana.

Rádio Pop 89.3 FM (João Pessoa)

Rádio Cariri 101.1 FM (Campina Grande)

Rádio Pop 105.3 FM (Areia)

Rádio Constelação 92.1 FM (Guarabira)

Rádio Caruá 90.1 FM (Soledade)

Rádio Ind 107.7 FM (Serra Branca)

Rádio Princesa 92.5 FM (Princesa Isabel)

Rádio Conceição 100.3 FM (Conceição)

Rádio Bom Sucesso 101.7 FM (Pombal)

Rádio Progresso 610 AM (Sousa)

Rádio Itatiunga 102,9 FM (Patos)

Rádio Independência 94.7 FM (Catolé do Rocha)

Rádio Mais 97.7 FM (Cajazeiras)

MaisPB

Leia Também