João Pessoa, 11 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
música

Orquestra Infantil da Paraíba fará dois concertos natalinos no Espaço Cultural

Comentários:
publicado em 11/12/2019 às 12h34
A- A+

O Natal será comemorado pelas crianças da Orquestra Infantil da Paraíba em dois concertos que contarão com um repertório totalmente dedicado ao período natalino. As apresentações acontecem neste sábado (14), às 16h, e na próxima quarta-feira (18), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Com regência do maestro Marcelo Vasconcelos, os concertos de Natal terão como solistas os músicos Elise Heráclito, Bianca Targino e João Pedro Nobre.

As apresentações terão início com “Jesus, Alegria dos Homens”, uma das mais famosas músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach, considerada um verdadeiro hino, oração do amor e da alegria. Em seguida, terá a “Pastoral pela Noite de Natal”, parte integrante do “Concerto Grosso Opus 6, nº 8”, obra orquestral do compositor italiano Arcangelo Corelli, que terá a participação, como solistas, dos violinistas Elise Heráclito e Bianca Targino, e do violoncelista João Pedro Nobre.

“Sinfonia dos Brinquedos”, do compositor austríaco Joseph Haydn, vem logo depois. O programa continua com a execução de “Valsa das Flores”, do compositor russo Tchaikovski; “Sininhos de Natal”, compositor anônimo, e “Noite Feliz”, do austríaco Franz Xaver Gruber, essas duas últimas com arranjos de Norma Romano, primeira maestrina da OIEPB. Marcelo Vasconcelos comemora o fato da Orquestra Infantil da Paraíba encerrar mais um ano de sua história. “Por mais um ano, conseguimos manter a tradição de um trabalho digno em educação e produção de música de concerto”.

A Orquestra Infantil da Paraíba foi fundada pela Professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano de 1986 a 2014. A maestrina foi quem motivou a criação da OIEPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música, dando uma sólida formação orquestral para aqueles que desejassem continuar a carreira de músico, enriquecendo os conhecimentos dos que acolhem a música como um complemento para obter uma sólida educação.

Atualmente, a orquestra segue sob a batuta do regente Marcelo Vasconcelos, Deyse Firmino como regente da iniciação orquestral e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas.

A Orquestra Infantil da Paraíba se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os instrumentistas mirins.

Regente – Marcelo Vasconcelos é violinista de formação. Iniciou seus estudos aos 4 anos, integrando o Projeto Espiral da Funesc, e foi spalla da Orquestra Infantil da Paraíba, sob regência da maestrina Norma Romano. Formou-se bacharel na UFPB e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos. Atualmente, integra o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba e é maestro da Orquestra Infantil da Paraíba.

MaisPB

error: Alerta: Conteúdo Protegido !!