João Pessoa, 02 de abril de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, prestigiou na manhã desta terça-feira, 2, o lançamento do produto Galil sc, destinado a combater a praga da cochonilha do carmim. Ele é produzido pela empresa Milenia, apontada como a nona maior companhia do setor de agroquímicos no país.
O evento aconteceu em um dos auditórios do Garden Hotel, de Campina Grande, com a presença de diversas autoridades, representantes de órgãos ligados à agricultura e o deputado estadual Francisco de Assis Quintas.
De acordo com o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, o “Galil sc é a solução real e emergencial para controlar a praga da cochonilha do carmim, que dizimou os campos de palma na Paraíba e outros estados do Nordeste”.
Registrado em outubro de 2012, o novo defensivo agrícola representa uma grande vitória para a FAEPA e para os produtores do estado. “Estamos lutando há quatro anos e meio pelo registro deste produto. Um defensivo que salve a palma e evite prejuízos para o produtor e o meio ambiente. Com o problema controlado, temos certeza que a produtividade vai voltar a crescer e o setor rural vai se desenvolver cada vez mais”, comemorou Mário Borba.
Por sua vez, o prefeito Romero Rodrigues lembrou a sua antiga luta contra a praga, tendo desenvolvido ações ainda quando era deputado federal, pois, à época, em Brasília, chegou a se reunir com técnicos do Ministério da Agricultura para discutir como ser feito o enfrentamento da cochonilha.
Ele elogiou a iniciativa do lançamento do novo tipo de defensivo, um produto que contou com o seu apoio para a liberação por parte das autoridades federais, tendo este esforço sido compartilhado com o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia.
Em sua avaliação, a política de combate à praga tem obtido grandes vitórias recentemente, lembrando, por exemplo, o trabalho do governo estadual que resultou no lançamento e distribuição na Paraíba de um tipo de palma resistente e adaptada às difíceis condições do semi-árido nordestino.
Codecom-CG
ENTREVISTA À REDE MAIS - 10/11/2025