João Pessoa, 04 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIGITAIS

Governo capacita servidores municipais para identificação civil

Comentários: 0
publicado em 04/04/2013 às 09h32

 Servidores de 20 prefeituras paraibanas participam, até esta sexta-feira (5), da capacitação para coleta de impressões digitais por identificadores municipais, oferecido pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

De acordo com o diretor do Instituto, Humberto Pontes, o curso é o primeiro ministrado este ano e as aulas são resultado de um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) e 180 prefeituras da Paraíba. “Desde 2011, estamos realizando esse tipo de ação, a fim de qualificar os servidores das cidades que são responsáveis pela coleta de documentos e impressões digitais de cidadãos de seus municípios e repasse para o IPC”, explicou.

“Para que exerça essa atividade, o servidor deve estar qualificado, pois se trata da confecção de um documento. Na prática, os identificadores recebem a documentação necessária para a expedição do RG, colhem as impressões digitais, assinatura e foto, e repassam para o Instituto, que ratifica o processo e emite a identidade. Essas pessoas são agentes do IPC nas cidades”, detalhou Israel Aureliano, gerente de Identificação Civil e Criminal do órgão.

Para o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, é importante que os entes, municípios e Estado, tenham a mesma linguagem, ainda mais em relação a um trabalho sensível como a produção de documentos de identificação. “A Paraíba coloca em prática uma gestão pública decente, com parcerias que aproximam os órgãos operativos de Segurança Pública dos cidadãos”, completou.

Secom-PB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas