João Pessoa, 12 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RESPOSTA

Rebatendo críticas, PMCG afirma já ter tirado mais de 70 toneladas de lixo das ruas

Comentários: 0
publicado em 12/04/2013 às 14h14

Foco dos ataques à gestão Veneziano durante a campanha de 2012, o acumulo de lixo pelas ruas de Campina Grande está sendo usado agora como mote para ataques à gestão do adversário Romero Rodrigues (PSDB). Após intensas publicações nas redes sociais de fotos mostrando esse suposto descaso com a limpeza pública por parte da administração tucana na cidade, a Prefeitura decidiu reagir e mostrar sua versão dos fatos.

No início da tarde desta sexta-feira (12), a assessoria de comunicação da Prefeitura lançou texto em que garante que o serviço de coleta está operante, inclusive retirando das mais de 70 mil toneladas de lixo desde quando começou a gestão de Romero.

Confira o texto na íntegra

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, desde o dia 02 de janeiro, um dia após a posse do prefeito Romero Rodrigues, vem desenvolvendo um trabalho intensivo e permanente de coleta domiciliar, capinação, limpeza de terrenos baldios, canais e galerias.

O resultado tem sido visível em toda a cidade. Até o momento, mais de 70 mil toneladas de lixo foram retiradas e 20 mil metros quadrados de recuperação de ruas executados com a operação tapa-buracos.

O secretário Geraldo Nobre explica que a cidade e os distritos estavam tomados de lixo, por conta do descaso da gestão anterior. Foi decretado estado de emergência diante da grave situação e a prefeitura contratou cerca de 400 operários, além de locar máquinas e caçambas. A ação contou com a participação do Governo do Estado.

Nos primeiros cem dias do governo Romero, as mais de 70 mil toneladas de lixo e entulhos foram recolhidas em cerca de 200 pontos críticos, que hoje são visitados quase que diariamente, por conta do hábito de parte da população de utilizar terrenos baldios como depósito de resíduos, mesmo com a coleta normalizada.

O mutirão da limpeza também diminuiu os riscos de alagamentos nas 26 áreas consideradas mais críticas, além de eliminar a poluição visual e outros incômodos provocados pelo lixo, como a proliferação de insetos. “A limpeza e a manutenção dos canais de Bodocongó, das Piabas, do Ligeiro, do Tambor, do Araxá, entre outros, é uma ação desenvolvida permanentemente”, explicou Geraldo Nobre.

O Departamento de Limpeza Urbana diariamente elabora um cronograma dando prioridade às queixas da população nos meios de comunicação, nas redes sociais ou pelo telefone 3310-6125. Nesta sexta-feira, a operação esteve nas ruas Félix Carolino Barbosa e adjacências, no Alto Branco, e Manoel Sérgio de Oliveira, na Conceição, que também foi beneficiada com o tapa-buracos, outra ação permanente que já operacionalizou mais de 20 mil metros quadrados de recuperação de ruas e avenidas em todos os bairros e distritos.

Redação

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas