João Pessoa, 27 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Risco à saúde

Óleo em praias: Ibama orienta evitar contato

Comentários: 0
publicado em 27/09/2019 às 11h50
atualizado em 27/09/2019 às 10h38

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Paraíba (Ibama), recomenda a população a evitar as praias e o contato com as manchas de óleos que foram detectadas em cerca de 16 localidades do Litoral Paraibano, além de praias de todo o Nordeste.

“Se visualizar qualquer tipo de mancha se afastar do local. Tem que identificar com a Sudema quais as praias que estão sem condições de balneabilidade e evitar em contato porque pode causar algum tipo de dermatite, queimadura, dependendo do volume. Aqui em João Pessoa o pior já passou, mas em Tambaba, no Conde, as pessoas disseram que pisaram em certos locais que tinha óleo. Se perceber alguma substância viscosa é melhor evitar e procurar outras áreas”, disse  Geandro Guerreiro, chefe da divisão técnica do órgão.

O Ibama tem feito vistoria em todas as praias do Estado e espera um laudo da Marinha para confirmar o tipo de produto que foi despejado no mar e sua origem.

“São várias equipes cuidando da fauna marinha contaminadas pelo óleo. Um levantamento na Paraíba constatou com animais como tartarugas foram afetadas, mas em menor proporção porque aqui foram detectadas algumas pelotas, diferente das machas vistas em outras regiões. Agora, o trabalho é de resgate de fauna e investigação sobre a origem do material para punir os responsáveis”, acrescentou.

A hipótese é que o material seja de alguma empresa de origem internacional. A Petrobras já informou que não trabalha com o tipo de óleo encontrado nas praias.

MaisPB

Leia Também