João Pessoa, 22 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu em operação de fiscalização realizada no último domingo (18), 85 aves silvestres que estavam sendo comercializadas ilegalmente em uma feira livre localizada em João Pessoa.
As aves estavam acondicionadas em gaiolas pequenas, em condições insalubres e sem qualquer cuidado, o que caracteriza situação de maus-tratos. Além das aves, foram apreendidas 14 armadilhas.
A operação foi realizada com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental da Paraíba (BpambPB). Entre as espécies resgatadas, havia azulão (Cyanocompsa brissonii), papa-capim (Sporophila nigricollis), corda-negra (Chrysomus ruficapillus) e galo-de-campina (Paroaria dominicana).
A Operação Vidas Livres é uma ação articulada nacionalmente pelo Ibama e visa a combater o tráfego de animais silvestres. “Fizemos um levantamento prévio de inteligência em que foram identificados quais eram os principais traficantes e, com base nisso, foi deflagrada a operação, sendo dado o flagrante nos infratores e feita a apreensão dos animais”, explica Geandro Guerreiro Pantoja, superintendente substituto do Ibama na Paraíba.
Os infratores foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil e responderão pelos crimes de tráfico de animais silvestres e maus-tratos, infrações que resultam em pagamento de multa e em até um ano de detenção. A pena pode ser aumentada da metade se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, conforme Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998) e o Decreto 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
As aves resgatadas foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em João Pessoa, onde serão submetidas a triagem, avaliação médica veterinária e reabilitação para, posteriormente, retornarem à natureza.
MaisPB
EM CAMPINA GRANDE - 21/05/2025