João Pessoa, 26 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O presidente americano, Donald Trump, usou o poder de seu cargo para tentar fazer a Ucrânia interferir na eleição americana de 2020 ao pedir que Kiev investigasse um rival político para “ganho pessoal”, segundo a denúncia anônima de um funcionário da inteligência dos EUA.
A íntegra do texto que pode levar ao impeachment de Trump foi divulgada nesta quinta-feira, 26, pela Comissão de Inteligência da Câmara depois de revelações contundentes sobre os contatos de Trump e sua equipe com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski.
O secretário de Justiça (e procurador-geral dos EUA), William Barr, e o advogado pessoal de Trump, Rudolph Giuliani foram peças centrais nesse esforço, segundo a denúncia.
O texto diz que o denunciante, que não foi identificado, obteve informações de várias fontes de governo indicando que “autoridades da Casa Branca intervieram para ‘bloquear’ todos os registros da ligação (entre Trump e Zelenski), principalmente a transcrição oficial palavra por palavra da chamada que foi produzida, como é habitual, pela Sala de Situação da Casa Branca”.
Estadão
CABEDELO - 13/11/2025