João Pessoa, 16 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CÂNCER DO INTESTINO

Hospital Universitário tem mutirão de colonoscopias

Comentários: 0
publicado em 16/09/2019 às 16h46

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o biênio 2018/2019 é de 36.360 novos casos de câncer de intestino, sendo 17.380 em homens, e 18.980 em mulheres. O aumento em relação à 2017 é de, aproximadamente, 6%. Já na Paraíba, os números são: 140 novos casos em homens, e 180, em mulheres.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, como forma de aderir à campanha, vai realizar um mutirão de colonoscopias, dos dias 23 a 27 deste mês. A ação é uma iniciativa da Unidade de Cirurgia Geral, através de seus Cirurgiões Coloproctologistas, e da Unidade de Diagnóstico por Imagem, com os médicos endoscopistas.

Como forma de conscientizar a população acerca da prevenção do câncer de intestino, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), realiza, todos os anos, a campanha Setembro Verde.

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. A SBCP recomenda que, mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas com mais de 50 anos façam o exame.

Segundo o médico Uirá Coury, chefe da Unidade de Cirurgia Geral do HUAC, o mutirão tem como objetivo adiantar a realização de colonoscopias já agendadas, além de realizar novos exames.

É importante destacar que os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Câncer do Intestino

Abrange os tumores que surgem no intestino grosso (cólon e reto) e no ânus. Também conhecido como câncer colorretal, é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, e o terceiro, em homens.

Apesar de mais comum entre pessoas de 50 a 70 anos, se diagnosticado no início, as chances de cura superam os 95%.

Sintomas:

– Dor ou desconforto abdominal

– Perda de peso sem causa

– Alteração do hábito intestinal

– Sangue ou alteração na forma das fezes

– Fraqueza

– Anemia

Sobre a ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

MaisPB

Leia Também