João Pessoa, 11 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
audiência pública

CMJP debate atuação dos nutricionistas

Comentários: 0
publicado em 11/09/2019 às 15h51
Câmara Municipal de João Pessoa - Foto: Divulgação

No próximo dia 17, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza uma audiência pública para debater os meios de valorização do profissional de nutrição na Capital. O evento é uma propositura do vereador Lucas de Brito (PV), e também será realizado em alusão ao Dia do Nutricionista, celebrado no último dia 31.

A audiência é uma oportunidade para os profissionais debaterem a ampliação dos postos de trabalho na cidade, especialmente, em unidades de saúde localizadas nos bairros de João Pessoa. O evento será realizado no Plenário Senador Humberto Lucena, a partir das 14h.

Para os profissionais, a ocasião é uma oportunidade para que os nutricionistas debatam a necessidade e importância do profissional na equipe básica da Estratégia Saúde da Família; a redução de carga horária; a necessidade do Nutricionista nas UPA’s; e a valorização salarial.

O exercício da profissão foi regulamentado pela primeira vez no Brasil com a Lei nº 5.276/1967. A norma ficou em vigor até 1991, quando, após discussões na categoria, percebeu-se a necessidade de aperfeiçoar a legislação, tornando-a mais próxima do dia a dia dos brasileiros. Assim, surgiu a Lei nº 8.234/1991. “A caminhada pela valorização do exercício profissional vem avançando nos últimos anos, mas é preciso avaliar as mudanças na sociedade e a necessidade de modificação da atuação da categoria”, destaca Lucas de Brito.

MaisPB

Leia Também