João Pessoa, 14 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA QUINTA

ALPB homenageia 1ª vereadora eleita em JP

Comentários: 0
publicado em 14/08/2019 às 09h01

A professora Ofélia Gondim Pessoa de Figueiredo será homenageada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante sessão solene em comemoração aos 70 anos da Faculdade de Direito da Paraíba, 30 anos de Centro de Ciências Jurídicas e 10 anos do Departamento de Ciência Jurídicas no Estado da Paraíba. A sessão, de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), acontece nesta quinta-feira (15) às 14h, no plenário José Mariz.

Ofélia Gondim Pessoa de Figueiredo foi aluna da primeira turma de Direito da faculdade.  Chegou a ser professora do curso de Direito entre 1974 a 1995. Ao sair da UFPB, Ofélia passou a dar aulas em cursinhos particulares e na faculdade Unipê, onde permaneceu trabalhando até os 86 anos. Em 1971 foi eleita a primeira mulher vereadora em João Pessoa. Ainda assumiu, interinamente, a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), na década de 1990, substituindo o então deputado Vital do Rêgo.

A sessão solene fará parte da semana comemorativa dos 70 anos da graduação, que será realizada de 12 a 16 de agosto. O diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Fredys Sorto afirma que serão celebrados os principais avanços nestas sete décadas, com palestras, mesas de debate e mostras de projetos de pesquisa e de extensão.  “O CCJ aparece em todas as premiações da OAB, como o Selo de Qualidade. Temos pós-graduação e um grupo de docentes com pesquisas muito importantes aqui”, disse.

História – Durante muito tempo, o curso de Direito da UFPB foi o único no Estado, tendo iniciado suas atividades em 1949. Inicialmente fundado como um curso da Faculdade de Direito da Paraíba, instituição privada no Centro de João Pessoa, contava com o trabalho de destaques no mundo jurídico, a exemplo do professor e desembargador Mário Moacyr Sorto.

Setenta anos depois, continua educando nomes com importante atuação e sendo referência em avaliações e premiações da OAB. A integração do curso à UFPB aconteceu em 1955, enquanto graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A criação do CCJ se deu em 1989.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas