João Pessoa, 09 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ALPB

Sessão celebra 70 anos da Faculdade de Direito

Comentários: 0
publicado em 09/08/2019 às 09h13

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza na próxima quinta-feira (15) uma sessão solene em comemoração aos 70 anos da Faculdade de Direito da Paraíba, 30 anos de Centro de Ciências Jurídicas e 10 anos do Departamento de Ciência Jurídicas no Estado da Paraíba. A propositura é do deputado Tovar Correia Lima (PSDB). A sessão será realizada às 14h, no plenário José Mariz e vai contar com a participação de profissionais e acadêmicos da área que estarão sendo homenageados.

“A Faculdade de Direito é um patrimônio da Paraíba e foi responsável pela formação de grandes nomes do mundo jurídico. Para comemorar esta data, vamos realizar uma sessão solene na Casa de Epitácio Pessoa e falar da importância da faculdade, os seus feitos e contar um pouco da sua história”, disse o parlamentar.

Segundo Tovar, o curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) chega a 70 anos de criação na liderança no Estado em exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com uma média de 70% de alunos aprovados anualmente. Recebeu, inclusive, o Selo de Qualidade OAB Recomenda.

A sessão solene fará parte da semana comemorativa dos 70 anos da graduação, que será realizada de 12 a 16 de agosto. O diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Fredys Sorto afirma que serão celebrados os principais avanços nestas sete décadas, com palestras, mesas de debate e mostras de projetos de pesquisa e de extensão. “O CCJ aparece em todas as premiações da OAB, como o Selo de Qualidade. Temos pós-graduação e um grupo de docentes com pesquisas muito importantes aqui”, disse.

História – Durante muito tempo, o curso de Direito da UFPB foi o único no Estado, tendo iniciado suas atividades em 1949. Inicialmente fundado como um curso da Faculdade de Direito da Paraíba, instituição privada no Centro de João Pessoa, contava com o trabalho de destaques no mundo jurídico, a exemplo do professor e desembargador Mário Moacyr Sorto.

Setenta anos depois, continua educando nomes com importante atuação e sendo referência em avaliações e premiações da OAB. A integração do curso à UFPB aconteceu em 1955, enquanto graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A criação do CCJ se deu em 1989.

MaisPB

Leia Também