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Feira Central ganha espaço de peças artesanais e obras literárias

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publicado em 19/07/2019 às 20h01

A Feira Central de Campina Grande ganhou, nesta sexta-feira (19), o Espaço Cultural “Bom é na Feira”, inaugurado com a presença de autoridades municipais e representantes de instituições parcerias do governo municipal. A solenidade, marcada por apresentações culturais, aconteceu no espaço onde funciona a sede administrativa da feira (Centro do Galpão Cultural).

O público teve a oportunidade de apreciar a exposição de peças artesanais e de obras de literatura de cordel, além das apresentações de poetas, emboladores de coco, grupo folclórico Tropeiros da Borborema, quadrilha junina Arraial em Paris, trio de forró e muitos outros atrativos que destacaram a importância e a riqueza da cultural regional.

O novo espaço retrata cenograficamente as primeiras casas de negócio da feira central e será utilizado para realização de atrações culturais, oficinas e ações sociais. Houve, ainda, a apresentação da campanha de marketing para a Feira Central de Campina Grande, sendo relatadas as iniciativas para a divulgação deste tradicional espaço econômico, turístico e cultural de Campina Grande.

O projeto é um patrocínio da VISA Brasil no Programa Cidades do Futuro e é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Tem como parceiros a STTP, Procon, SEBRAE, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, SESUMA, SEDUC, ANGEVISA e IPHAN.

Conforme destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, além da parte cultural, o projeto Bom é na Feira contempla múltiplas ações em benefício dos feirantes.  Neste projeto, já foram atendidos 900 empreendedores com treinamentos realizados pelo SEBRAE-CG para melhoria de seus negócios e uso de pagamentos de meios digitais.

“Pretende-se desenvolver e implementar um plano de desenvolvimento com os comerciantes da feira, focando em empreendedorismo, educação financeira, aceitação de meio eletrônicos de pagamento, atração do novo público consumidor e ações sociais”, destacou a secretária.

A iniciativa tem como objetivo também a implantação da sinalização turística, acesso a crédito pelos feirantes (instituições financeiras parceiras) e melhoria dos espaços de circulação da feira (realizado pela STTP). A Prefeitura interage por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Planejamento, Obras e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As atividades do projeto objetivam desde a atualização na sinalização turística e reformulação do espaço cultural, até a criação de um aplicativo e de um site da Feira Central, com um mapa interativo. Por meio desse projeto, cerca de 1.200 comerciantes da Feira Central vão receber treinamento e serão beneficiados com as ações.

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba participa do projeto como interveniente das ações planejadas, sobretudo estimulando o feirante a trabalhar com os recursos do mundo digital. Já o Procon de CampinaGrande como parceiro em ações voltadas ao consumidor e atuando, também, na sinalização. O Sebrae atua como principal instrumento de capacitação e consultorias especializadas aos feirantes.

Presenças – Estiveram presentes, entre outros, o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto; secretários Joia Germano (Cultura), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Eva Gouveia (Semas) e Geraldo Nobre (Sesuma); Jonas Costa (Desenvolvimento Local); deputado estadual Tovar Correia Lima; João Alberto (Sebrae); Raimundo Asfora Neto; professor e coordenadora do Festival de Inverno, Eneida Agra Maracajá; vereador Marcos Raia e Aguinaldo Batista (administrador da Feira Central) e muitas outras personalidades.

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