João Pessoa, 16 de julho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
telemarketing

Procon-JP: aumenta bloqueio de ligações

Comentários: 0
publicado em 16/07/2019 às 16h29
atualizado em 16/07/2019 às 13h31
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

O bloqueio para ligações de telemarketing de qualquer empresa por meio do site proconjp.pb.gov.br da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) já soma mais de 1.500 cadastros.

Nesta semana, a Anatel criou o site nãomeperturbe.com.br para inscrever consumidores especificamente para bloqueio de ligações de telemarketing de empresas de telefonia e congêneres, como TV paga.

Segundo o secretário Helton Renê, o cadastro no site do Procon-JP é mais amplo porque engloba quaisquer empresas que se utilizem do telemarketing para oferecer seus serviços e produtos. “O site da Anatel é específico para telefonia e empresas do mesmo segmento, como TV paga. Em qualquer um dos sites, o bloqueio ocorre após 30 dias do cadastro do consumidor”.

Ele explica que essas iniciativas são necessárias porque, ultimamente, as empresas de telemarketing estão “abusando da paciência do consumidor. Agora, as pessoas têm opções para impedir que essas ligações continuem a chegar. No caso do consumidor pessoense, para bloquear o recebimento  esses telefonemas não autorizados, basta abrir o site proconjp.pb.gov.br e clicar na aba ‘bloqueio de telemarketing'”.

Nota Técnica – A criação do bloqueio no Procon-JP é oriunda da Nota Técnica 001/2019, editada pela Secretaria, e que regula a criação do cadastro, baseada na lei estadual 8.841/2009. “A lei está em vigor e cabe aos procons municipais a sua aplicação. Essas ligações de telemarketing estavam sem medidas, perturbando o consumidor de dia e de noite, agora, quem não desejar receber esses telefonemas tem a opção de fazê-las parar”, disse Helton Renê.

Segurança – O titular do Procon-JP assegura que o consumidor cadastrado no site do Procon-JP terá suas informações protegidas e ninguém terá acesso além da própria pessoa. “Saliento que apenas o próprio consumidor terá acesso, uma vez que, após a realização do cadastro, ele receberá uma senha criptografada para quando desejar realizar alterações. O sistema de cadastro é totalmente seguro”.

MaisPB

Leia Também