João Pessoa, 24 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Agentes da Guarda Municipal de Bayeux estão participando do Curso de Piloto Marítimo, realizado pela Marinha Brasileira. Os treinamentos práticos tiveram início na manhã desta sexta-feira (24), na Praia do Jacaré, no município de Cabedelo. Ao todo, 20 servidores participam da capacitação, que terá duração de cinco dias.
De acordo com o coordenador de Segurança de Bayeux, Ricardo Albuquerque, o município é circundado por uma vasta área composta por rios e marés que precisa de um melhor monitoramento em termos de segurança. “Daí a necessidade da qualificação dos servidores lotados na Guarda Municipal”, argumenta.
“Possuímos uma área de mangue que é muita rica em sua fauna e flora, além disso, há diversos moradores na região ribeirinha e nesse período de chuva, precisamos redobrar a atenção com os riscos das enchentes, portanto, é válida essa ação em conjunto com a Marinha”, argumenta o coordenador.
A Prefeitura Municipal de Bayeux possui um barco propicio ao monitoramento dessas áreas, mas os servidores não possuíam a qualificação adequada para esse trabalho. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Luís Carlos França, através da capacitação, a gestão dá mais um importante passo na valorização dos seus colaboradores.
“Foi com muita satisfação que recebemos a notícia desse treinamento. Os nossos agentes serão capacitados para tripular e operar a embarcação, dentro das normas exigidas pela Capitania dos Portos, oferecendo um serviço de qualidade e com mais segurança para toda população bayeuxense”, disse.
Ao final dos treinamentos práticos, os agentes da Guarda Municipal passarão por um teste de aptidão. Se aprovados, eles se tornarão aptos para iniciar as fiscalizações nos rios Sanhauá e Paroeira, que serão realizadas com o auxílio de uma lancha adquirida pela Prefeitura Municipal Bayeux, através de parceria com o governo federal.
Assessoria de Imprensa
DIZ MP - 06/10/2025