João Pessoa, 08 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MUDANÇA

Governo autoriza troca de embaixador dos EUA no Brasil

Comentários: 0
publicado em 08/06/2013 às 09h50

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, informou nesta sexta-feira (7) que o governo concedeu autorização para que a diplomata Liliana Ayalde atue no Brasil como embaixadora dos Estados Unidos. A autorização é chamada de “agrément” no mundo diplomático.

Liliana Ayalde foi indicada pelo governo dos Estados Unidos para substituir o atual embaixador, Thomas Shannon. O governo norte-americano havia informado no mês passado ao Itamaraty que Shannon seria substituído. Na ocasião, a embaixada dos EUA informou que a mudança era "de praxe".

“O Governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément à Senhora Liliana Ayalde como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária dos Estados Unidos da América no Brasil. Brasil e Estados Unidos mantêm relações diplomáticas desde 1824”, informou nota do Itamaraty.

Atualmente, Liliana Ayalde é secretária-assistente adjunta de Estado para Cuba, América Central e Caribe, no setor de Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado Americano.

Após o “agrément”, o próximo passo para que Liliana Ayalde se torne embaixadora é a aprovação do seu nome pelo Congresso dos Estados Unidos.

Em seguida, a presidente Dilma Rousseff entrega as credenciais a Ayalde, o que simboliza a posse no cargo. Não há previsão de data para que isso ocorra, de acordo com assessoria da embaixada.

O governo norte-americano anunciou no mês passado que a presidente Dilma Rousseff visitará Washington em outubro.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas