João Pessoa, 11 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SEGURANÇA

Ação das polícias e Bombeiros garante segurança no São João

Comentários: 0
publicado em 11/06/2013 às 10h01

Garantir a diversão com segurança. Esse é o principal objetivo do trabalho integrado desenvolvido pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social durante os festejos juninos nos 223 municípios da Paraíba.

Com esse intuito, foi desenvolvido o Plano Operacional do São João 2013 que visa estabelecer parâmetros de procedimentos operacionais por meio de ações planejadas, com padrões definidos, adotados por todos os órgãos operativos da Segurança Pública da Paraíba.

O esquema já mostrou sua eficácia nesse final de semana durante a abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Com cerca de 500 policiais militares, 80 policiais civis e 28 homens do Corpo de Bombeiros, mais de 100 mil pessoas puderam se divertir no Parque do Povo com segurança no primeiro dia de festa. De acordo com o Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, o saldo foi positivo. Nenhuma ocorrência foi registrada no local da festa.

“Fora do Parque do Povo, apreendemos quatro armas, recuperamos três veículos roubados e efetivamos dois mandados de prisão. Dentro não foi registrada nenhuma ocorrência. A área foi vigiada com 68 câmeras e uma Cabine de Monitoramento, 16 postos de observação espalhados e um posto do Corpo de Bombeiros. Já nos arredores da festa temos um efetivo de 15 motos da Rotam, 15 viaturas, 15 conjuntos de cavalaria circulando, além da Delegacia Móvel para pequenas ocorrências”, esclareceu o comandante.

Para a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, o efetivo vai ser reforçado em toda a Paraíba, o que significa um número total de 7 mil policiais militares trabalhando, desse total, 2 mil em João Pessoa, 3 mil em Campina Grande e 2 mil nas demais localidades. Além disso, serão 434 viaturas nas rondas incluindo carros, motos, vans, ônibus, caminhonete, caminhão e o policiamento em outras modalidades como a pé, bicicleta montada e rádio patrulha.

Corpo de Bombeiros – Com um efetivo de 500 homens, sendo 120 na Grande João Pessoa, 106 em Campina Grande eos demais nas outras localidades, o Corpo de Bombeiros vai garantir a segurança do São João com o auxílio empregado de 54 viaturas dos tipos Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL), Auto Tático de Emergência (ATE) e Auto Resgate (AR).

Polícia Civil – O esquema de segurança da Polícia Civil vai contar em todo o Estado com 617 policiais auxiliados por 127 viaturas. O reforço vai atender principalmente às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Itabaiana, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Picuí, Itaporanga, Monteiro, Solânea, Bananeiras, araruna, Santa Luzia, Juripiranga, Sapé, Riacho dos Cavalos, Barra de Santa Rosa, Cubati, Baraúna, Damião, Pedra Lavrada, Sossego e São Vicente do Seridó.

Os turistas que visitarem o Parque do Povo e precisarem realizar um boletim de ocorrência podem denunciar se dirigindo até a Delegacia Móvel instalada no local, ou ainda registrar a denúncia pela Delegacia Online no endereço www.delegaciaonline.pb.gov.br ou pelo Disque Denúncia 197.

Secom-PB

Leia Também