João Pessoa, 18 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Relatório

Sudema: 35 praias próprias para o banho

Comentários:
publicado em 18/05/2019 às 08h27
atualizado em 18/05/2019 às 17h01

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 35 praias como apropriadas para o banho no relatório emitido esta semana pelo laboratório da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA). Nelas, a qualidade da água varia como excelente, muito boa e satisfatória. Em contrapartida, os banhistas devem evitar 26 trechos de 21 praias.

Na capital, estão impróprias para o banho a Praia do Bessa I, no trecho localizado na Avenida Presidente Afonso Pena, próximo ao Maceió; a Praia do Caribessa, no final da Rua Dr. Abel Beltrão, junto à desembocadura da galeria pluvial; a Praia de Manaíra, em frente à quadra de Manaíra e nas proximidades do nº 315, na Avenida João Maurício, e também próximo à galeria pluvial no final da Ruy Carneiro.

Ainda em João Pessoa, na Praia de Cabo Branco, deve-se evitar o banho em três trechos: em frente à Rua Áurea, próximo à galeria pluvial; nas proximidades da rotatória da Avenida Cabo Branco e no trecho em frente à desembocadura da galeria de água pluvial. Já na Praia do Seixas, está impróprio o trecho próximo à desembocadura da galeria pluvial na Rua dos Pescadores. Na Praia da Penha, próximo à desembocadura do Rio Aratu e da desembocadura do Rio do Cabelo. Na Praia de Jacarapé, em frente à desembocadura do Rio Jacarapé. E na Praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá.

No município de Cabedelo, a Praia do Jacaré não está apropriada para o banho no trecho à direita do estuário do Rio Paraíba, enquanto na Praia de Camboinha, no trecho na Rua Benício de Oliveira, próximo à desembocadura da galeria pluvial; na Praia de Ponta de Campina, nas proximidades da galeria de águas pluviais que desemboca no mar; na Praia de Formosa, no final da Rua Monsenhor José Coutinho da Silva; e na Praia de Areia Dourada, evitar banho ao final da Rua Projetada.

Em Pitimbu, a recomendação se aplica a seis trechos: na Praia de Pitimbu, nas proximidades do final da Rua da Paz; na Praia do Maceió, no trecho em frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho; na Praia de Acaú/Pontinha, próximo ao Rio Goiana; na Praia da Guarita, nas imediações da desembocadura da lagoa; na Praia do Azul/Santa Rita, no trecho nas proximidades da desembocadura das galerias de águas pluviais, e na Praia dos Coqueiros, na Rua Almirante Tamandaré em frente ao nº1292.

Na orla do município de Lucena, na Praia de Bonsucesso, deve-se evitar o banho ao fim da Rua Mariano de Souza Falcão. Na Praia de Ponta de Lucena, o trecho próximo ao nº 1555 da Rodovia PB 008 está impróprio para banho. Por último, na Praia de Gameleira, na proximidade da desembocadura do riacho Araçá na Rua Porfírio Guedes Lucena.

A Sudema recomenda que os banhistas fiquem distante cerca de 100 metros à direita e à esquerda dos trechos apontados como impróprios, além de evitar trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente. Um novo relatório será emitido no dia 24 de maio.

MaisPB

Certificado digital mais barato para advogados e contadores Clique e saiba como adquirir

Leia Também