João Pessoa, 27 de abril de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
VEJA LISTA

Litoral da PB tem 21 praias impróprias para banho

Comentários: 0
publicado em 27/04/2019 às 08h32
atualizado em 27/04/2019 às 08h56
Praia de Jacumã no Conde (foto: Roberto Targino)

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), classificou 35 praias como próprias para banho no relatório emitido no dia 26 deste mês. Nelas, a qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória. No entanto, os banhistas devem evitar 24 trechos de 21 praias.

Em João Pessoa, na praia do Bessa I, foi classificado como impróprio o trecho localizado na Avenida Presidente Afonso Pena, próximo ao maceió. Na praia do Caribessa, evitar o banho no final da Rua Dr. Abel Beltrão, junto à desembocadura da galeria pluvial. Já na praia do Bessa II, o trecho nas imediações do nº 2001, no fim da Avenida João Maurício, está impróprio para banho. Na praia de Manaíra não tomar banho em frente à quadra de Manaíra, na Avenida João Maurício.

Ainda na capital, na praia de Cabo Branco, quatro trechos estão considerados impróprios: no final das ruas Avenida Monsenhor Odilon Coutinho e Avenida Buarque; em frente à Rua Áurea, próximo à galeria pluvial; nas proximidades da rotatória da Avenida Cabo Branco e no trecho em frente à desembocadura da galeria de água pluvial. Já na praia da Penha,  não está apropriado ao banho o trecho próximo à desembocadura do rio Aratu e da desembocadura do rio do Cabelo; na praia de Jacarapé, em frente à desembocadura do Rio Jacarapé; e na praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá.

No município de Cabedelo, a Sudema recomenda não tomar banho na praia do Jacaré, no trecho à direita do estuário do Rio Paraíba; na praia de Camboinha, na Rua Benício de Oliveira, próximo à desembocadura da galeria pluvial; na praia do Poço, próximo ao fim da Rua Santa Cavalcante, na desembocadura de galeria pluvial; praia de Ponta de Campina, nas proximidades da galeria de águas pluviais que desemboca no mar; praia de Formosa, no final da Rua Monsenhor José Coutinho da Silva; e na praia de Areia Dourada, no trecho próximo ao nº 432, na Rodovia Governador Antonio Mariz.

No orla do município de Pitimbu, na praia de Pitimbu é sugerido que se evite banho nas proximidades do final da Rua da Paz; no trecho em frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho, na praia do Maceió; e próximo ao Rio Goiana, na praia de Acaú/Pontinha.

No município de Lucena, a recomendação se aplica a seis trechos: na praia de Bonsucesso, ao fim da Rua Mariano de Souza Falcão; na praia de Ponta de Lucena, próximo ao nº 1555 da Rodovia PB 008; na praia de Gameleira, na proximidade da desembocadura do riacho Araçá na Rua Porfírio Guedes Lucena; na praia de Fagundes, ao fim da Travessa São José; na praia de Lucena, na Rua Otávio M. Falcão, próximo à desembocadura do riacho; e na praia de Costinha, na Rua Santo Antonio.

A Sudema orienta ainda que os banhistas devam ficar distantes cerca de 100 metros à direita e à esquerda dos trechos apontados como impróprios. O próximo relatório será emitido no dia 3 de Maio.

MaisPB

Leia Também