João Pessoa, 09 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TRABALHO

Assembleia Legislartiva reúne líderes na segunda-feira

Comentários: 0
publicado em 09/08/2013 às 09h58

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo (PEN), convocou para a próxima segunda-feira, às 15h, na sala da Presidência, a primeira reunião do Colegiado de Líderes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deste segundo semestre. O objetivo é estabelecer uma agenda positiva e definir a pauta de votação de matérias do Legislativo estadual.

Além da reunião com o Colegiado de Líderes, o presidente também vai se reunir com diretores e secretários da Assembleia Legislativa, a partir das 8h, para tratar de questões administrativas e apresentar alguns ajustes que estão sendo feitos para aprimorar e dinamizar os trabalhos da Casa, com a garantia de uma melhor prestação de serviços aos cidadãos.

“É de fundamental importância esse contato com os lideres, para discutir as atividades desta Casa e para encontrar soluções para alguns problemas que estamos enfrentando. Aqui temos deputados de oposição e situação, mas todos fazem parte do mesmo Poder e têm a missão de representar e defender os interesses do povo da Paraíba, então, um mesmo propósito nos une”, ressaltou.

Outros pontos de pauta serão o trabalho realizado pelas comissões e as atividades que serão realizadas pelo Legislativo estadual para chegar cada vez mais próximo da próximo da população. O encontro também servirá para apresentar aos parlamentares os novos canais de transparência desenvolvidos pela ALPB para garantir o acesso à informação. “Queremos que os deputados nos ajudem a divulgar esses instrumentos para que a população faça o controle social do nosso trabalho”, destacou Ricardo Marcelo.

O Colegiado de Líderes é formado pelos seguintes deputados: Branco Mendes (PEN), Raniery Paulino (PMDB), Vituriano de Abreu (PSC, PP e PT), Tião Gomes (PSL, PRB e PPL), Hervázio Bezerra (PSB, PSDB, PPS e PSD), Lindolfo Pires (DEM), e Anísio Maia (líder da oposição) além do presidente Ricardo Marcelo.

Os líderes vão aproveitar a reunião para apresentar alguns pleitos e sugestões visando melhorar a atuação parlamentar e os trabalhos na Casa de Epitácio Pessoa. O deputado Hervázio Bezerra, líder do Governo, disse que tem apenas dois pleitos para serem apresentados. O primeiro, conforme destacou, é que a Assembleia vote as matérias que estão em pauta e que as bancadas assumam o compromisso de comparecer às sessões das quartas-feiras para votar todas as matérias. O segundo, é que o regimento interno seja cumprido. “São essas duas questões básicas e simples, que tenho certeza que garantirão a solução da maioria dos problemas. Só isso que tem a pedir: Votação das matérias em pauta e o fiel cumprimento do regimento interno”, declarou.

Já o deputado Anísio Maia, líder da bancada de oposição, revelou que a única coisa que tem a pleitear é que a Assembleia inclua em sua pauta prioritária de discussões a realização de um amplo debate sobre reforma política, e que retome as ações relacionadas à questão da convivência com a seca. “Precisamos promover essas discussões e defender essas bandeiras que são de interesse da população”, comentou.

O deputado Raniery Paulino, líder do PMDB na Casa, disse que vai aproveitar a reunião para pedir sugestões dos colegas parlamentares sobre reforma política para apresentar junto a Unale (União nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que está promovendo um amplo debate nacional sobre tema. “Fui designado pelo presidente da Casa para participar das discussões, como representante da Assembleia Legislativa da Paraíba, e minha missão é apresentar na próxima reunião, que será no dia 22, as sugestões dos parlamentares paraibanos sobre o tema”, informou.

O deputado Tião Gomes, líder do bloco PSL, PRB e PPL, adiantou que vai defender, durante a reunião, a necessidade de mais equilíbrio de forças na Casa e no cumprimento do regimento interno. Segundo ele, não é admissível que o líder da bancada de oposição ‘mande e desmande’, chegando a prejudicar o andamento dos trabalhos legislativos.

“Deve haver um maior equilíbrio na atuação das bancadas. Não podemos continuar permitindo que o deputado Anísio Maia faça e desfaça na Casa, atue com superpoderes, descumprindo o regimento interno e obstruindo os trabalhos. Defendo que o regimento interno seja seguido à risca por todos e seja uma espécie de Bíblia da Assembleia Legislativa”, declarou Tião Gomes.

Jornal Correio da Paraíba 

Leia Também