João Pessoa, 03 de fevereiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
índice

CREAS de Campina está entre melhores do Brasil

Comentários: 0
publicado em 03/02/2019 ás 14h47

Depois de mostrar Campina Grande em destaque no Índice Nacional de Desenvolvimento (Idcreas), o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Social, voltou a destacar a cidade na excelência dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) de grande porte, desta vez, o município foi apontado como o 4º melhor do país, em uma avaliação que reúne mais de cinco mil cidades, sendo o melhor da Paraíba e  o 3º do Nordeste.

O Ministério define o índice da seguinte forma: “O IDCRAS é um indicador sintético que busca medir, de forma indireta, a qualidade dos serviços prestados nos CRAS. Por ser um indicador sintético, o IDCRAS comporta em sua composição alguns outros indicadores e, assim, possui maior capacidade de sintetizar diferentes aspectos da realidade vivida nos CRAS”.

A secretária de Assistência Social de Campina Grande, Eva Gouveia, avaliou como positivo o diagnóstico do Ministério da Cidadania e destacou o empenho da equipe da Secretaria em oferecer os melhores serviços à população. “Esse empenho junto com os incentivos que recebemos do prefeito Romero Rodrigues e investimentos que buscamos com o Governo Federal é a fórmula certa para prosseguirmos com este serviço”, argumentou Eva.

Os IDCRAS e IDCREAS foram calculados a partir de três dimensões, a saber: Estrutura física, Recursos humanos e Serviços e Benefícios no caso dos CRAS, ou apenas serviços, no caso dos CREAS. Cada dimensão foi construída com base em uma série de informações consideradas, como mais importantes, para descrever a qualidade dos serviços.

A dimensão Estrutura Física avalia a estrutura do equipamento CRAS, considerando diversos aspectos, tais como a existência de salas de atendimento individualizado e coletivo, condições de acessibilidade, recepção e banheiros, e ainda, a existência na unidade de um determinado conjunto de equipamentos: computadores, veículo exclusivo ou compartilhado, entre outros.

A dimensão Recursos humanos aferiu se o quantitativo da equipe de referência é adequado ao porte da unidade, tendo como parâmetro a Norma Operacional Básica – Recursos Humanos (NOBRH). Esta dimensão, no seu nível 5, leva em conta o quantitativo de profissionais de nível superior, o qual varia conforme existência ou não de uma equipe volante, referenciada à unidade, recebendo cofinanciamento federal. São considerados também o número de profissionais com formação de Serviço Social e Psicologia, se a unidade possui, no mínimo, um profissional de nível superior com vínculo estatutário ou empregado público celetista, e ainda, a existência de um coordenador de nível superior.

O indicador dimensional relativo a serviços e benefícios avalia quais as atividades que são desenvolvidas na unidade CRAS, a oferta de Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e para quantos ciclos de vida, e se a unidade realiza cadastramento, atualização no Cadastro Único. É também avaliada a articulação que o CRAS possui com outros serviços prestados por outras políticas públicas, como a Educação e Saúde e com o CREAS.

MaisPB