João Pessoa, 24 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Quatro delegados eleitos durante a 2ª Conferência Municipal de Cultura em Bananeiras, realizada no dia 9 de agosto, participaram da 3ª Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu de 19 a 21 deste mês no complexo do Centro de Treinamento de Professores no município de Sousa, no Sertão da Paraíba. O tema do encontro foi “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”.
O município de Bananeiras, localizado no Brejo da Paraíba, foi representado no encontro pelos delegados Douglas Emanoel, Josenildo Mariano, Joilson Custódio e Batista de Andrade. Durante a Conferência Estadual, os delegados de Bananeiras defenderam ativamente as propostas deliberadas por órgãos locais. No total, foram eleitos 435 delegados durante as conferências municipais, sendo 264 da sociedade civil e 171 do poder público.
Os delegados têm a responsabilidade maior de eleger as prioridades que irão compor o Plano Estadual de Cultura, instrumento que norteará as políticas culturais a serem implementadas no período de dez anos. O Plano Estadual faz parte do Sistema Estadual de Cultura, e é composto de cinco programas estratégicos. O documento será enviado à Assembleia Legislativa para ser aprovado e, posteriormente tornar-se lei.
A comissão formada pelos os delegados de Bananeiras explicou que a 3ª Conferência Estadual de Cultura é de grande valia, visto a existência de um espaço para a troca de ideias e experiências vividas em cada localidade.
Da Assessoria
VIOLÊNCIA - 14/11/2025