João Pessoa, 01 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
No mês da Consciência Negra, o Shopping Center Tambiá promoveu o Fórum Cidadania Negra. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º) na sala seis do cinema e reuniu integrantes ligados aos movimentos Negro e LGBT da Paraíba que, juntos, discutiram questões como preconceito e racismo.
Marcos Lavogade, superintendente do Shopping Tambiá, explicou que o saldo do fórum foi positivo. “Vamos realizar ações educativas para combater qualquer tipo de preconceito”, ainda de acordo com Marcos Lavogade os lojistas, seguranças e funcionários também participaram da atividade desta sexta-feira.
O filme “Campanha da Identidade Racial: Morena não. Eu sou negra”, produzido pela Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba foi exibido para o público. Logo em seguida, a mesa de debate com os convidados foi formada. A Mãe Renilda ocupou o cargo de coordenadora do Fórum Cidadania Negra.
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, Antônio Novais, apresentou dados que apontam a violência sofrida pela comunidade negra na Paraíba. De acordo com o Mapa da Violência 2012, entre os anos de 2002 e 2010 houve uma queda de 4,1% nos homicídios contra brancos. Já em relação aos negros foi registrada uma alta de 209% nos crimes deste tipo na Paraíba. “É um genocídio contra os negros”, afirmou.
O presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira, explicou que a Paraíba se encontra em posições negativas em rankings nacionais da violência. “A Paraíba ocupa hoje a segunda pior posição no ranking de crimes homofóbicos. O Estado também está na mesma posição no ranking de crimes racistas”, alertou Renan Palmeira.
O Fórum teve ainda a participação de Socorro Pimentel, coordenadora da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial; Sônia Maria Maia, promotora de Justiça de Defesa da Cidadania e Direitos Fundamentais; Dalmo Oliveira, presidente da Associação Paraibana dos Portadores de Anemia Hereditária. O gerente da Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, José Roberto da Silva, enviou um representante para participar da ação.
Os convidados parabenizaram a iniciativa do Shopping Tambiá em promover uma ação deste tipo na Paraíba para discutir a situação dos negros e dos homossexuais na sociedade.
Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro. A data faz referência ao dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado em 1695.
Da Assessoria
SOUSA CAMPEÃO, POLÊMICA DO ALMEIDÃO E PAPO COM EVARISTO PIZA - 21/01/2026





