João Pessoa, 28 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Unimed JP vai inaugurar novo hospital na Capital paraibana

Comentários: 0
publicado em 28/11/2013 às 09h00

A Unimed João Pessoa vai inaugurar na próxima segunda-feira (2) o Hospital Moacir Dantas, nova unidade da rede própria da Cooperativa. O atendimento ao público começará na terça-feira (3). A unidade funcionará nas instalações do antigo Hospital Memorial Santa Thereza, que passou por uma reforma, na Avenida Beira-Rio, próximo ao Hospital Unimed JP.

A abertura ocorrerá por etapas. Nesse primeiro momento, será oferecido atendimento clínico e ambulatorial. O funcionamento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira; e das 7h às 13h, aos sábados.

Em uma segunda etapa, passarão a ser realizadas internações clínicas e cirurgias de pequeno e médio porte. Para tanto, o Hospital Moacir Dantas dispõe de uma estrutura que inclui 30 leitos para internação; um bloco cirúrgico, com três salas; e Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA), com quatro leitos.

O objetivo da Unimed JP com a abertura da nova unidade é disponibilizar mais opções para o cliente que precisa de atendimento de menor complexidade e, assim, aumentar a satisfação. O Moacir Dantas também ajudará a diminuir o fluxo de pacientes no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed JP.

Muitas vezes, as pessoas se dirigem ao PA, que é exclusivo para urgências e emergências, em busca de atendimento clínico e ambulatorial. Por conta disso, acabam tendo que esperar até que todos os casos mais graves recebam assistência, o que gera insatisfação. Nessas situações, serão atendidas no Moacir Dantas. O PA continuará a receber, normalmente, as urgências e emergências.

SOLENIDADE E HOMENAGEM

A solenidade de inauguração do Hospital Moacir Dantas está marcada para as 17h30. A programação inclui o descerramento da placa e uma homenagem póstuma ao radiologista Moacir Dantas, que foi um dos fundadores da Unimed JP e segundo presidente da Cooperativa, além de ter ocupado outras funções em diferentes gestões. A viúva do médico, Yolanda Pires Dantas Cavalcanti, receberá uma miniatura da placa de inauguração.

O hospital está recebendo o nome do radiologista, falecido em setembro de 1998, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele na área da saúde. Primo em segundo grau de Alberto Urquiza Wanderley – idealizador e primeiro presidente da Unimed JP -, Antônio Moacir Dantas Cavalcanti foi um dos responsáveis por construir a história da Unimed JP. Juntos, ele e Urquiza venceram a primeira dificuldade enfrentada pela Cooperativa, que foi juntar um número mínimo de médicos para que pudesse ser constituída.

Moacir Dantas era visto pelos colegas como conciliador. Ainda hoje, quando existe alguma divergência entre os colegas médicos que o conheceram, lembram como o radiologista conduzia e pacificava essas questões. Segundo as pessoas que o conheceram, Moacir Dantas era sereno, preocupado com o próximo, prestativo e muito amigo.

Pernambucano, natural de Recife e formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Moacir Dantas iniciou as atividades profissionais na cidade de Teixeira, no sertão da Paraíba. Em nosso Estado, além do trabalho no Sistema Unimed, ocupou diversas funções na saúde pública. Foi diretor do Hospital Regional de Patos, superintendente do Núcleo Regional de Saúde dessa mesma cidade, secretário de saúde da Paraíba em duas ocasiões (Governos Ernany Sátiro e Tarcísio Burity) e presidente da antiga Fundação de Saúde do Estado da Paraíba (Fusep) no Governo João Agripino.

Assessoria da Unimed-JP 

Leia Também