João Pessoa, 28 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
rússia

‘Cemitério’ guarda mais de 300 carros da era soviética

Comentários: 0
publicado em 28/09/2018 às 10h36
atualizado em 28/09/2018 às 07h38
Foto: Maxim Shemetov/Reuters

Na remota vila de Chernousovo, o mecânico aposentado Mikhail Krasinets guarda mais de 300 carros da era soviética em ruínas, remanescentes de uma indústria automobilística que teve seu auge e se desintegrou com a queda da União Soviética.

Seu museu a céu aberto, a cerca de 260 quilômetros ao sul de Moscou, capital da Rússia, atrai um punhado de amantes de automóveis e nostálgicos no verão, mas poucos fazem a viagem até o local isolado, que alguns dizem se assemelhar a um cemitério automotivo.

Krasinets comprou seu primeiro carro em 1981, quando trabalhou na fábrica da AZLK em Moscou, que produziu o popular modelo Moskvitch, cujo nome significa um nativo de Moscou.

Com o tempo, seu hobby começou a ocupar cada vez mais espaço e, por fim, a Krasinets foi forçado a realocar seus adorados carros antigos, que incluíam Moskvitch, Volga e outros modelos.

“Em Moscou, tive problemas para armazenar meu equipamento”, disse ele. “Eu consultei minha esposa. Precisamos sair e vir aqui para a nossa fazenda.

A maioria dos carros em sua coleção está enferrujada e amassada e partes estão espalhadas entre o labirinto de veículos na propriedade.

Mas para Krasinets, eles são relíquias inestimáveis do passado. “Eu prefiro passar fome do que vender qualquer coisa”, disse ele.

G1

Leia Também