João Pessoa, 15 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Academias & academias

Comentários: 0
publicado em 15/01/2018 às 13h04

Em uma recente caminhada matinal pela calçadinha do Bessa (claro que aqui em João Pessoa e exatamente na beira-mar correspondente à avenida Arthur Monteiro de Paiva), eis que “cruzo” com um grupo de amigos e aí me foi feita a pergunta: – “Mário, ainda estás presidindo o CRA?” (CRA, por óbvio, é a sigla do Conselho Regional de Administração).

Respondi já fazer bastante tempo que não mais participo da diretoria do CRA, órgão este atualmente presidido pelo competente administrador Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa. E disse: – “Estou como um dos diretores da Academia”.

“Academia, Mário?!… Não sabia que tu também tivesses experiência nesse campo da educação física, não!” – fustigou-me um desses amigos. E retruquei chamando a atenção de que a Academia a que me referia significa(va)a APCA – Academia Paraibana de Ciência da Administração.

Esse mesmo amigo enfatizou: – “Oh, Mário, desculpa-me! E atenuas esse meu lapso de, como administrador, não haver despertado que tu estavas se referindo à Academia com A maiúsculo e que lembra todas aquelas outras que se dedicam ao campo das ciências e da cultura em geral, como as de Letras, as Jurídicas e especialmente esta alusiva à nossa profissão que é a de Administração!”.

Realmente nos tempos de hoje, com boa parte de nossa gente estando bem mais atenta aos cuidados físicos, falar em academia a ideia primeira é a da desportiva, ou seja, a um estabelecimento destinado ao ensino e à prática de esportes ou especificamente à prática da ginástica, este dotado de equipamentos específicos para satisfazer as expectativas dos que a procuram.

De outro lado, se a Academia a que se queira reportar-se seja aquela de cunho e objetivo científico e/ou cultural, diga-se logo seu campo (Administração, Ciências Jurídicas, Contabilidade, Economia, Letras, Medicina, Música, Odontologia, Poesia, entre outras) para que não se deixe a impressão de que estejamos reportando-nos àquelas que hoje são as mais conhecidas como tais e que cuidam dos esportes e principalmente da ginástica.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas