João Pessoa, 18 de fevereiro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RIO DE JANEIRO

Bloco de rua terá topless coletivo: Não é vulgar, diz porta-bandeira

Comentários: 0
publicado em 18/02/2014 ás 21h27

 Os desfiles da Avenida Marquês de Sapucaí não serão os únicos de belas mulheres com os seios descobertos. Longe do glamour da Passarela, o carnaval de rua do Rio também terá topless em 2014. É esta a promessa da cineasta Ana Paula Nogueira, porta-bandeira do bloco Banda da Rua do Mercado, que sai no dia 27 de fevereiro, no Centro.

O propósito, no entanto, não é sensualizar. Os organizadores ainda estudam se a ala (com cerca de 20 mulheres) terá o corpo pintado "até porque vão crianças e é um bloco bem eclético", segundo a comunicadora, que participou do "Toplessaço", realizado em dezembro na Praia de Ipanema.
 
 
 
O desfile ousado é uma tentativa de dar continuidade à reflexão proposta pelo "Toplessaço", que ocorreu em um dia nublado do final de 2013, em um dos pontos mais badalados da orla carioca. Diante de um batalhão de fotógrafos, a própria Ana Paula se adiantou às ativistas inibidas e foi uma das primeiras — e poucas — a se tirar a parte de cima do biquini.
 
Os governos municipal e estadual não se pronunciaram e, frente ao silêncio, a Banda resolveu fazer barulho. Ganhou o aopoio da Associação de Naturistas de Abricó e resolveu botar o bloco na rua.
 
 
"Em outros países o topless não é visto como vulgar, e realmente não é vulgar. Acho péssimo que ninguém fale nada. Não é proibido e nem liberado. [Por causa dos grandes eventos, como Copa e Olimpíadas], vai ter um monte de turista que não vai saber se pode ou não [fazer topless], correndo o risco de ser presa por atentado ao pudor", projeta.
A relutância aos seios à mostra, na opinião da cineasta, só será exterminada quando o homem passar a ver topless com naturalidade.
 
"O clichê do Brasil como turismo sexual faz com que vejamos com sexualidade e não naturalidade o corpo feminino. A gente cria este estigma de que no carnaval pode tudo, mas não deixa a coisa fluir naturalmente", finaliza.
 
 


G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x