João Pessoa, 27 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Por conta da constante exposição ao vento, à chuva, ao calor e, no caso das regiões litorâneas, à maresia, as redes elétricas precisam ser submetidas constantemente a manutenções. E para realizar o serviço é necessário fazer os desligamentos programados, que têm hora para começar e para acabar.
Além da manutenção, os desligamentos programados acontecem também para que sejam feitas obras de expansão da rede elétrica, afinal, as cidades não param de crescer. Desde a privatização, foram investidos R$ 2,6 bilhões em obras de melhoria da rede. Só o número de subestações cresceu de 40 para 71 em toda a Paraíba e esses investimentos permitiram que a duração e quantidade interrupções de energia no estado caíssem significativamente – de 35,6 horas/ano para 16,5 horas/ano e de 17,5 vezes/ano para 6,7. Esses e outros indicadores de qualidade ajudaram a transformar a Energisa Paraíba na melhor distribuidora de energia do país.
Os clientes são comunicados com antecedência desses desligamentos e assim podem se programar e evitar transtornos durante o período em que o fornecimento estiver suspenso. “É importante salientar que desligamento programado é diferente de desligamento emergencial que ocorre por alguma intercorrência na rede, como acidentes por exemplo”, explica Christiano Ventura, gerente do departamento construção e de manutenção da distribuição.
De acordo com Christiano, os desligamentos programados são importantes para garantir o bom funcionamento da rede elétrica e a qualidade da energia. “O desligamento é algo importantíssimo, pois somente eles garantem a melhoria contínua da rede elétrica. É investimento em expansão e em modernização constante do sistema”, enfatiza.
A comunicação com o cliente é feita por meio de carros de som, avisos em rádios e jornais, mensagens de SMS, cartas e pelo aplicativo Energisa On. Se o cliente quiser pode consultar a previsão de desligamento em sua região ainda no site energisa.com.br
MaisPB
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025