João Pessoa, 08 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Decisão

Ativista francês é preso por ajudar imigrantes

Comentários: 0
publicado em 08/08/2017 ás 14h31
atualizado em 08/08/2017 ás 14h34

O agricultor e ativista francês Cédric Herrou foi condenado nesta terça-feira (8), em segunda instância, a quatro meses de prisão, por ter ajudado 200 imigrantes a entrar de maneira ilegal no país.

No entanto, a Promotoria francesa recorreu da decisão do Tribunal após considerar que o militante, de 37 anos, não tinha recebido uma pena bastante dura. A condenação foi qualificada como “advertência”.

Cédric Herrou é membro da associação de ajuda a imigrantes Roya Citoyenne e reside a poucos quilômetros da fronteira com a Itália. É um homem conhecido por seu apoio às centenas de pessoas que tentam atravessá-la . Ele já foi punido com uma multa de 3 mil euros em fevereiro.O ativista chegou a acolher quase 400 imigrantes por semana.

Também foi condenado nesta terça- feira(8) a pagar mil euros por danos e interesses à companhia ferroviária francesa SNCF. Ele ocupou um local abandonado de propriedade da empresa para alojar cerca de 50 imigrantes.

Herrou também foi impedido de sair de território francês, estar em qualquer estação de trem da região, e obrigado a se apresentar a cada 15 dias no tribunal local. Ele anunciou que recorrerá da sentença, que considera “influenciada pela política de extrema direita”.

“Não me arrependo de nada, fiz tudo com prazer e continuarei lutando”, assegurou ao sair do tribunal antes de denunciar um “racismo de Estado” e pedir que o presidente francês, Emmanuel Macron, se posicione.

A fronteira entre a Itália e a França é fonte de tensões entre os dois Estados por causa das centenas de pessoas, em sua maioria de origem afegã ou eritreia, que todos os dias tentam atravessá-la para seguir seu caminho para o norte da Europa ou para reclamar o status de refugiado na França.

Agência Brasil