João Pessoa, 02 de abril de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TEATRO

Circo de Lampezão e Maria Botina chega a quatro cidades da PB

Comentários: 0
publicado em 02/04/2014 ás 11h43

Os pernambucanos da Caravana Tapioca estão trazendo para a Paraíba “O Circo de Lampezão e Maria Botina”. De amanhã, dia 3, até domingo, o espetáculo será apresentado gratuitamente em Guarabira, Alagoa Grande, Campina Grande e João Pessoa. A peça conta a história de um casal comum que viveu no sertão, no tempo em que os cangaceiros ocupavam o dual papel de vilões e heróis na dramaturgia da vida real do povo.
Os atores Anderson Machado e Giulia Cooper, em parceria com Ésio Magalhães do “Barracão Teatro” de São Paulo, que assinou a dramaturgia e direção, criaram o espetáculo. Ésio veio a contribuir muito na criação dessa obra, com todo seu conhecimento nas áreas da atuação e direção de Commedia dell’arte, palhaçaria, circo e comicidade ao longo dos anos de experiências no campo das artes cênicas.
A união superou as expectativas de ambos os lados, dando origem a um espetáculo de excelência dramatúrgica, com ideias originais e uma cenografia inspirada no sertão. Fabiana Pirro concebeu e criou as peças com cuidado e qualidadejuntamentedo diretor e dos atores, assinando o figurino e o cenário. A música ficou por conta do ator e músico Anderson Machado,que trouxe o forró , os pífanos e violas para as trilhas que ambientam sutilmente os diversos locais e sentimentos da história.
Os palhaços Cavaco e Nina contam a história de Pontolino Lampezão, um vaqueiro frouxo que viveu no tempo do cangaço e Maria Botina, uma moça solitária e cansada de sofrer com a seca, sonha em ser levada por um cangaceiro para as aventuras no sertão. Durante a trama, Pontolino aprende a galopar num cavalo de rodas (monociclo), foge do temido cangaceiro Chuvisco, fecha o corpo com a magia da cigana Zoráide, tudo isso para impressionar e conquistar Maria Botina. O ator Anderson Machado atua como Cavaco e Pontolino enquanto Giulia Cooper atua como Nina, Maria Botina, Cangaceiro Chuvisco e Madame Zoráide. A distinção das personagens é feita graças a acessórios de cada personagem, em conjunto das máscaras expressivas, criadas também por Ésio Magalhães exclusivamente para cada figura. O espetáculo contém cenas com música ao vivo executadas por saxofone, acordeom e sinos (chocalhos de cabra). 

O PROJETO

O projeto "O Circo de Lampezão e Maria Botina", tem o patrocínio do Ministério da Cultura e da FUNARTE, contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de estímulo ao teatro 2013 o projeto irá levar o espetáculo a seis estados do Nordeste (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão), em cada Estado será realizada uma apresentação na capital e outras três no interior, totalizando 04 apresentações em cada local, total de 20 ao todo. 

PROGRAMAÇÃO:

Guarabira (03/04) às 19h na Praça João Pessoa
Alagoa Grande (04/04) às 16h na Escola CAIC
Campina Grande (05/04) às 10h na Praça da Bandeira
João Pessoa (06/04) às 19h na Praça da Paz nos Bancários

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x