João Pessoa, 28 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Odilon Fernandes – advogado, escritor, professor e procurador federal aposentado.

O que fazer para ser chic

Comentários: 0
publicado em 28/04/2017 às 19h11

Algumas pessoas acham que ser chic é comportar-se com o ar de superioridade, arrogância, prepotência, autossuficiência e demonstrando ostentação ou então com aparente etiqueta levando-as a acreditar que é extremamente importante saber para que servem os vários talheres, copos e louças em uma mesa posta de modo muito formal.

Na verdade é extremamente importante cumprir um ritual de etiqueta no dia à dia lidando com os semelhantes. Mas não é a etiqueta acima que é de maior importância. É aquela que se diz por favor ao pedir ou precisar de alguma coisa, estabelecendo-se por consequência uma relação respeitosa; demonstrando que valoriza a outra pessoa e o seu tempo; é sempre dizendo obrigado, forma de agradecer sempre que receber alguma coisa; é pedindo desculpa sempre que causar desconforto a outra pessoa e assim evitando ambiente conflituoso; é segurando a porta quando alguém vai utilizar a mesma porta ao mesmo tempo que você; é uma questão de respeito que deve ser feito tanto por homens como por mulheres; é pedindo licença ao interromper outrem e só falar algo se receber permissão; é demonstrar com o cumprimento que valoriza a importância das pessoas onde você estiver; é não falando muito alto ou muito baixo, ouvindo as pessoas quando estas estiverem falando e aguardando o momento oportuno para falar, identificando-se quando liga para alguém posteriormente pedindo para falar com a pessoa que você deseja. Isto é a verdadeira etiqueta, é a única maneira de ser chic repercutindo no modo dos outros lhe tratarem, é uma maneira de ser mais respeitado e de outra forma as pessoas o verão fazendo restrições a sua pessoa. Ao ser educado os outros serão educados com você. É isto que traduz seu verdadeiro perfil, sendo respeitoso e atencioso os outros terão o mesmo comportamento para com você e até aqueles mal educados dispensarão um tratamento melhor para com sua pessoa. Esta é a verdadeira etiqueta e faz com que devido ao seu comportamento respeitoso e digno receba sempre um tratamento melhor dos outros.

O relacionamento social, do nosso dia à dia traduz a maneira como as outra pessoas vão lhe ver. Seja sempre atencioso e respeitoso e só assim você será considerado uma pessoa realmente chice que conhece a mais relevante espécie de etiqueta, fazendo-se ser realmente vista como uma pessoa verdadeiramente CHIC.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também