João Pessoa, 16 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A pesquisa CNT e o vazio de esperança

Comentários: 0
publicado em 16/02/2017 às 08h33
atualizado em 16/02/2017 às 05h37

Atônita e frustrada, multidão brasileira caminha sem saber para onde vai o País

Já virou lugar comum dizer que há um vazio de lideranças na cena política brasileira. A nova pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes revela além do óbvio da liderança de Lula, com todo o seu recall, o definhamento de Aécio Neves e Marina Silva, e o crescimento de Jair Bolsonaro com toda sua pirotecnia.

No auge da crise brasileira e a um ano de novas eleições presidenciais, nada mais nada menos do que 70% do eleitorado aparece no quadro de indecisos, brancos e nulos, o que indica um cenário de profundo desapontamento com o que aí está.

Eis o que fica desse novo levantamento. Em que pese a dianteira do ex-presidente do PT, o país vive uma total desilusão com as opções postas, uma descrença nos símbolos políticos nacionais e uma apatia sem precedentes.

É como se o eleitor estivesse indicando a partidos, entidades e instituições que espera por novidades, anseia por novos quadros. Há uma busca no horizonte por homens e mulheres de bem que já produzem, espontaneamente, algo de bom para a sociedade, sem carreiras políticas, interesses pessoais.

Gente que, portanto, nunca se meteu no esgotado modelo de política vigente, responsável pelo desmantelo a que chegamos, e, principalmente, que esteja longe de qualquer compromisso de mantê-lo vivo.

É mais do que um vácuo de lideranças. É um vazio de esperança.

Toc, toc, toc
Com 20 assinaturas coletadas e o pedido já protocolado pelo deputado Anísio Maia (PT-foto), a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa bate à porta da Assembleia Legislativa da Paraíba. “Precisamos apurar tudo”, verbaliza Maia.

Curto circuito
Nos seus pronunciamentos oficiais, até agora o Ministério Público não conseguiu emitir uma explicação cabal e convincente sobre o conteúdo do TAC celebrado com a Energisa, resultante de multa de R$ 800 mil revertida para a própria instituição ou entidades por ela indicadas.

BRASAS
*Esperança – O deputado Veneziano Vital (PMDB) ainda não desistiu de seu projeto majoritário, frustrado em 2014.

*Renovação – “Foi um gesto de confiança”. Da deputada Camila Toscano (PSDB), reconduzida para a liderança do Bloco da Minoria na Assembleia.

*Reação – Provocação. Foi assim que entidades da Polícia reagiram ao anúncio do Governo de incorporação de plantões, como forma de aumento à categoria.

*Garimpo – O vereador Jóia Germano vai se lapidar na Secretaria de Cultura, pasta com quem tem pouca afinidade e confiada pelo prefeito Romero Rodrigues.

*Especialidade – Na Chefia de Gabinete em Campina Grande, o deputado licenciado Manoel Ludgério (PSD) está fazendo o que mais gosta: atendimento e interlocução.

FALA CANDINHA!
Contrariedade
De Dona Candinha e mais uma das suas.
– Teve gente que quando viu a pesquisa 6 Sigma contou a até 3!

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Depois de Lira, Gervásio e agora João Azevedo, quem Ricardo vai estimular da próxima vez?

PINGO QUENTE
“A oposição tem nomes de sobra enquanto falta ao Governo”. Do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB-foto), sobre a eleição de 2018.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também