João Pessoa, 27 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma cobra-cipó adulta de 1,2 metro foi encontrada na manhã desta sexta-feira (27) por um morador do Park Way, no Distrito Federal, no banheiro de casa. A serpente foi capturada por policiais militares do Batalhão Ambiental e encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve passar por avaliação antes de ser devolvida à natureza.
De acordo com os policiais, a suspeita é de que a cobra tenha saído de uma região coberta por vegetação nas proximidades e que tenha entrado no condomínio por uma trepadeira que reveste o muro ao redor do endereço. A espécie é considerada “semi-peçonhenta” – não tem veneno, mas produz uma substância tóxica que pode causar inchaços e dor após a mordida.
Quando adultas, elas atingem de 1,2 metro, sendo serpentes muito finas e relativamente compridas. Elas comem lagartos, pássaros e pererecas. As fêmeas põem entre 15 e 18 ovos.
Em todo o ano passado, foram capturadas 26 cobras no Park Way. Em todo o DF, foram 278 serpentes. Quem encontrar animais silvestres deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190.
MOBILIDADE URBANA - 30/04/2025