João Pessoa, 22 de abril de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Depois de passar por 89 países ao longo de 225 dias, a taça da Copa do Mundo da Fifa chegou ao Brasil. O desembarque ocorreu no Rio. Até o dia primeiro de junho, o troféu passará por 27 estados do País, além do Distrito Federal. Esta é a primeira vez que a taça vai percorrer todas as capitais de um país-sede da Copa do Mundo. Em maio, taça deverá passar pela Paraíba.
A turnê brasileira começa nesta terça-feira, no Rio, palco da final do Mundial de 2014. O término da exposição do objeto ocorrerá em São Paulo, sede da abertura da competição. No total, serão 41 dias de viagem.
O roteiro ao redor do mundo incluiu países campeões mundiais, além de destinos como Fiji e Vanuatu, na Oceania, Tailândia, na Ásia, e Tanzânia, na África. Um avião especialmente decorado e mobiliado transporta o valioso objeto. Uma equipe de 18 pessoas acompanha o troféu nas viagens.
Do Maracanã, o Tour da Taça da Copa do Mundo vai para Porto Alegre, onde ficará em exposição nos dias 26 e 27. Depois, será a vez dos habitantes de Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá e Curitiba. A passagem será rápida: a maioria das cidades terá o objeto à disposição por apenas um dia. Estima-se que cerca de um milhão de brasileiros terão oportunidade de ver de perto o troféu. Em cada cidade, cerca de 20 mil pessoas por dia passarão pelo evento. A programação inclui, além da visita ao icônico troféu e foto, apresentações de música e dança.
O primeiro tour do troféu da Copa ocorreu em 2006 e visitou 31 cidades de 28 países entre os dias 7 de janeiro e 10 de abril daquele ano. A jornada de três meses começou na capital de Gana, Acra, e terminou em Roma, na Itália, depois de passar por lugares como Rio, Cidade do México, Los Angeles, Tóquio, Pequim e Londres, para citar alguns.
A segunda edição do evento global passou por 130 cidades em 84 nações, das quais 50 na África, a fim de celebrar a primeira Copa do Mundo disputada em solo africano. Entre setembro de 2009 e maio de 2010, o tour visitou países como Ucrânia, Nova Zelândia, Cazaquistão, Grécia e Venezuela.
No dia 11 de maio a taça será exposta na Estação Cabo Branco, em João Pessoa (PB).
Confira o calendário de exibição da taça da Copa do Mundo no Brasil
Rio de Janeiro – Maracanã – 22 a 25 de abril
Porto Alegre – Barra Shopping Sul – 26 e 27 de abril
Belo Horizonte – Shopping Del Rey – 28 e 29 de abril
Salvador – Salvador Shopping – 30 de abril e 1 de maio
Cuiabá – Estádio Verdão/Aecim Tocantins – 2 de maio
Curitiba – Park Shopping Barigui – Centro Cultural – 3 de maio
Florianópolis – Centro Sul Convention Center – 4 de maio
Campo Grande – Shopping Campo Grande – 6 de maio
Goiânia – Centro de Convenções Goiânia – 7 de maio
Vitória – Shopping Vitória – 8 de maio
Aracaju – Shopping Jardins – 9 de maio
Maceió – Shopping Pátio Maceió – 10 de maio
João Pessoa – Estação Cabo Branco – 11 de maio
São Luís – Shopping da Ilha – 13 de maio
Palmas – Capim Dourado Shopping – 14 de maio
Macapá – Marco Zero – 15 de maio
Boa Vista – Praça Centro Cívico – 16 de maio
Rio Branco – Sesi Rio Branco – 17 de maio
Porto Velho – Mercado Cultural de Porto Velho – 18 de maio
Manaus – Shopping Amazônia – 19 de maio
Belém – Espaço São José Liberto – 20 de maio
Teresina – Parque Nova Potycabana – 21 de maio
Natal – Natal Norte Shopping – 22 de maio
Recife – Shopping Recife – 23 e 24 de maio
Fortaleza – Shopping Iguatemi – 25 e 26 de maio
Brasília – Estacionamento Mané Garrincha – 27 e 28 de maio
São Paulo – 29 de maio a 1 de junho
Estadão
PARA A PRÓXIMA SESSÃO - 27/04/2026