João Pessoa, 06 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Judiciário versus Legislativo: da crise política à crise institucional

Comentários: 0
publicado em 06/12/2016 às 17h37
atualizado em 06/12/2016 às 14h42
renanmarcoaurelio

Na queda de braço institucional, só um lado segue perdendo feio: o Brasil e os brasileiros

Quanto mais se mexe, pior fica. O confronto entre os poderes Legislativo e Judiciário só agrava o que já é ruim. Não bastasse o conflito entre Legislativo e Executivo que culminou com o impeachment e os seus tenebrosos efeitos, agora Congresso e Supremo Tribunal Federal se digladiam.

A guerra está deflagrada, agora de forma oficial e inequívoca. Ao recusar-se ao cumprimento da decisão monocrática do ministro Marco Aurélio de afastar o senador Renan Calheiros do comando da Casa, a Mesa Diretora do Senado chamou o Judiciário para a briga.

Antes, o gesto hostil estava restrito a Renan Calheiros que, num de seus arroubos, desqualificou magistrados da Operação Lava Jato reduzindo-os a “juizecos”, uma corruptela com solar intenção de rebaixar os seus algozes e reafirmar seu poderio.

A crise política no Brasil se assevera, ganhando perigosos contornos de embate institucional. Os poderes medem forças e esticam a corda. Como sempre, ela vai quebrar do lado mais fraco: o cidadão brasileiro.

josival-pereiraBate…

Para Josival Pereira (foto), secretário de Comunicação de João Pessoa, o encontro do Governo do Estado com prefeitos foi estéril e sem qualquer saldo prático. “Foi apenas uma longa palestra do governador. E veja a ironia. Nos dois municípios que o governador citou como exemplos de enfrentamento da crise – Picuí e Pombal – os prefeitos perderam as eleições”, ironizou.

…RebateLuís Torres

No revide, o secretário de Comunicação do Estado, Luís Tôrres (foto), disse que o encontro produziu a “novidade” de uma nova forma de fazer “política”, onde um governo oferece oportunidades iguais para todos os prefeitos e prefeitas da Paraíba, independente de posição partidária.

BRASAS

*Saia justa – Foi pouco amistosa a abordagem do governador Ricardo Coutinho, ontem, a um dos seus secretários, nos bastidores do encontro com os prefeitos.

*Dois anos depois – Continua ainda sem data definida o julgamento do Caso do Empreender, objeto de ação eleitoral proposta pelo Ministério Público referente ao pleito de 2014.

*Chamamento – O prefeito Luciano Cartaxo chegou a sondar vereadores da base para uma reunião hoje. Na pauta; eleição da Mesa da Câmara.

*Mesma farinha – Para o vereador Helton Renê (PC do B), só há uma diferença entre Marcos Vinicius (PSDB) e Durval Ferreira (PP), com perfis políticos parecidos.

*Diferencial – “Além de um grande número de mandatos e da característica mais de bastidores, Durval tem experiência administrativa. O que falta a Marcos”, diz Renê.

FALA CANDINHA!

Torpedo Musical

Segundo Dona Candinha, Renan mandou mensagem para Marco Aurélio em forma de marchinha: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Quem é mais complicado no STF: Gilmar Mendes ou Marco Aurélio?

Tovar Correia LimaPINGO QUENTE

“Esse governo está demorando tanto a passar que já está dando sono”. Do deputado Tovar Correia Lima (PSDB-foto) sobre os episódios envolvendo o vereadores João dos Santos e o deputado Arthur Filho, cochilando em solenidades oficiais.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também