João Pessoa, 05 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Vagas abertas no Governo; portas fechadas para aliados

Comentários: 0
publicado em 05/12/2016 às 11h42
atualizado em 06/12/2016 às 16h26
palaciogovernoparaiba

Governador segura espaços da gestão para nomes de confiança e deixa aliados de orelha em pé

Em menos de dois meses, praticamente quatro secretarias sofreram alterações no Governo do Estado. Finanças, Planejamento, Articulação Municipal e Saúde. Todas elas foram preenchidas pelo governador Ricardo Coutinho com quadros já pertencentes à sua equipe. Notadamente pétalas girassóis da convivência próxima da Granja Santana.

Se a providência atendeu mais a urgência e imediatismo do preenchimento e as nomeações são provisórias, é uma coisa. Agora, se são definitivas, como parecem, os aliados partidários do Governo devem ficar com a pulga atrás da orelha.

Que Ricardo não gosta de dividir muito o bolo, todos sabem, especialmente em secretarias consideradas estratégicas, mas daí a ninguém da nova aliança saída das urnas de 2014 sequer ser cogitado é outra coisa.

Partidos como PTB e PPS, adesistas do projeto socialista, ainda estão assistindo a banda passar. O PR teve melhor sorte. Liquidou a fatura logo na transação e garantiu a Secretaria de Esportes para Bruno Roberto, o mesmo que foi secretário de Agricultura no Maranhão III, em troca do apoio do PR.

Três hipóteses: ou o governador está segurando os espaços para distribuí-los entre esses novos aliados, à conta gotas, bem ao seu estilo, ou vai tocar o resto do governo com aqueles a quem realmente considera. E a terceira suposição: com vaga garantida de senador, Ricardo pode ter chegado a conclusão que o ‘projeto’ já deu o que tinha de dar. Literalmente.

Pote de…

Sintomática a declaração do presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), ao repórter Albemar Santos.

…Mágoas

“Tem gente no Governo que quer ser maior que o governador”, disparou, admitindo “arranhões” com setores da gestão.

vitaldoregoCombustível

Se estivesse no Senado, o paraibano Vital do Rêgo (foto) poderia estar no centro do furação da Lava Jato, após a delação do colega Gim Argelo (PTB), porém a couraça de ministro do TCU não o blindou suficientemente das dores de cabeça herdadas da inflamável CPI da Petrobrás, que presidiu com destaque. Alvo de operação da PF, hoje, a sorte daqui pra frente será vital para o ex-senador.

BRASAS

*Guia – O desembargador Joás de Brito foi anfitrião do presidente do TJ do Tocantins, Ronaldo Eurípedes, em passagem por João Pessoa, nesse fim de semana.

*No batente – Depois da lua-de-mel, o senador licenciado Cássio Cunha Lima (PSDB) já está de volta ao front. Pelo menos nas redes sociais, onde é assíduo frequentador.

*No formigueiro – Advogado Rômulo Palitot dará palestra, amanhã, na emblemática Curitiba, sobre lavagem de dinheiro.

*Discrição – A ex-secretária de Saúde Roberta Abath preferiu sair do governo do jeito que entrou: sem barulho.

*Bocejo – Depois do vereador João dos Santos, agora foi a vez do deputado Arthur Filho (PRTB) dormir em evento do Governo. Foi no encontro dos prefeitos, no Centro de Convenções.

FALA CANDINHA!

Maré ruim

De Dona Candinha: “Foi queda para Veneziano em outubro e coice para Vital hoje”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

A timidez da iluminação de Natal em João Pessoa é por economia de gastos?

celsomoraisPINGO QUENTE

“Eu só tenho o que agradecer a oposição”. Do prefeito de Itapororoca, Celso Morais (foto), dizendo que seus adversários ajudam a gestão a aprovar as contas quando fiscalizam gastos do município.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também