João Pessoa, 02 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo aprofunda mudanças e toma as rédeas; quem não se adaptar, sai

Comentários: 0
publicado em 02/12/2016 às 10h02
atualizado em 02/12/2016 às 08h34
ricardogranja

Na intensificação da centralização do controle da máquina, governador vai tirando pedras do caminho

Como já citado, en passant, aqui na Coluna, são evidentes os sinais dados pelo governador Ricardo Coutinho de alterações substanciais no corpo de auxiliares de sua gestão para começar 2017 de cara nova para preparar o fechamento do seu ciclo administrativo.

Começou com o desmembramento da Secretaria de Finanças e Planejamento, quando o próprio Ricardo assumiu o controle absoluto dos gastos, mandando Amando Rodrigues, novata no Governo, para pastorar o tesouro do Estado e segurar a chave do cofre com mão de ferro.

Agora, Coutinho mexe na Saúde, uma das áreas mais caras para ele e vitais para o desempenho governamental. Ao escalar a enfermeira Cláudia Veras para substituir a médica Roberta Abath, Ricardo também traz ainda para mais perto o domínio da pasta.

Nos dois casos, certos desconfortos geraram esses desdobramentos. Numa das entrevistas, o próprio Ricardo considerou que Finanças e Planejamento juntas concentravam muito poder. Ou seja: se é para concentrar que seja nele.

Na prática, caminhando para o final de sua gestão, o governador demonstra nitidamente que se movimenta para, com exagero e tudo, tomar totalmente para si as rédeas do governo. Nem todos devem se adaptar a esses tempos. Principalmente os que não precisam do “emprego”.

Mesa…
“O PT considerou positiva essa disposição de formação de chapa eclética e abertura de diálogo com a sociedade”.

…Diretora
A frase é do presidente do PT, Charliton Machado, sobre o aval para o petista Marcos Henriques se aliar ao tucano Marcos Vinicius.

Estela BezerraFênix socialista
Quem pensava que a deputada Estela Bezerra (PSB-foto) estava por baixo no Governo, voltou a se enganar. A ascensão de Cláudia Veras ao comando da poderosa e espaçosa Secretaria de Saúde do Estado é prova viva da reabilitação. Estela vem mantendo seu histórico de capacidade de renascer várias vezes.

BRASAS
*Profecia – Até o final da reforma deflagrada no Governo haverá muitas surpresas, é o que se comenta nos bastidores da Granja.

*Bombeiro – Um nome para anotar: Pedro Alberto Coutinho (PHS), vereador recordista de mandatos da Câmara de João Pessoa.

*Incorporação – O PSDB nacional abraçou como bandeira da legenda a proposta de carreira do magistério, do paraibano Pedro Cunha Lima.

*De fininho – Curioso ver que até agora o deputado Luiz Couto, voto a favor da lei que empareda o Judiciário, está isento dos protestos.

*An?! – Petistas paraibanos agora louvam Gilmar Mendes, até então considerado um golpista, pelo enfrentamento com o juiz Sérgio Moro.

FALA CANDINHA!
Quem manda
Dona Candinha disse a Gertrudes, do Clube de Idosos, que o governador Ricardo Coutinho só tem dois secretários fortes e de total confiança. Estranhando, a amiga perguntou quem eram eles. Candinha tascou: “Ele e ele”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Por que Luciano Cartaxo não dá a garantia que Manoel Júnior precisa para assumir a vice?

PINGO QUENTE
“Dezesseis não podem perder para onze”. Do vereador Dinho (PMN), pregando consenso dentro da bancada governista em João Pessoa, rachada com duas candidaturas.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também