João Pessoa, 08 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A audiência e a guerra de egos

Comentários: 0
publicado em 08/11/2016 às 17h03
atualizado em 08/11/2016 às 14h09
palacioplanalto

Disputas paroquiais distanciam Paraíba do que ela mais precisa se aproximar: o Palácio do Planalto

Quando tudo parecia caminhar para uma solução civilizada, eis que os nervos voltam a ficar a flor da pele nessa nossa pequenina e briguenta Paraíba.

O desfecho da audiência, já marcada, do presidente Michel Temer com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, suscitou nova disputa nos bastidores.

Começou com o senador Cássio Cunha Lima tirando uma casquinha e anunciando a audiência para amanhã, depois de ser consultado pelo ministro Gedel Vieira, a quem comunicou inexistir de sua parte qualquer obstáculo.

Ao saber do anúncio na Paraíba, Ricardo e Lira, às portas literalmente de uma outra audiência com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não gostaram do encaminhamento.

Lira – por sugestão, pedido ou inspiração de Ricardo – solicitou remanejamento para o dia 16 deste mês, acalmando os ânimos e dando a palavra final para se livrar do “reboque” de Cássio.

Assim, a audiência, que deveria ser normal e institucional, segue ganhando contornos de disputa política. E os fatos explicando, com clareza solar, porque a Paraíba é do tamanho que é.

TJPBO TJ e a eleição direta
Reparando bem, é grande a contradição do Tribunal de Justiça que viu inconstitucionalidade na eleição direta para diretores de escolas na Paraíba, um avanço na participação da comunidade escolar, ser o mesmo que transformou a escolha da sua própria Mesa Diretora em pleito direto entre os magistrados, somente para satisfazer aos interesses dos grupos internos que se digladiam pelo poder e seu fatiamento para aliados, tal qual na tradicional política partidária.

BRASAS
*Bolsa – Antares, Sin, Três, Real e Art’final, não necessariamente nessa ordem, integram as apostas da licitação da Secom do Estado.

*Tem mais – Não foi somente para disputar a Presidência do TJ que o desembargador José Aurélio renunciou o TRE. Voltaremos ao tema.

*Ferida – É maior do que Campina Grande o sentimento interna corporis de decepção da família do deputado Veneziano Vital (PMDB) com o Governo.

*Danos – Os traumas da eleição de Campina Grande, onde Veneziano foi condenado ao isolamento pelo PSB que ajudou a eleger no segundo turno de 2014, são de difícil reparação.

*Migração – A Panati AM (Patos), do empresário João Gregório, passa a operar em breve em FM, pela Rede Arapuan de Rádios.

*Duplo – Com requerimento sugerindo PEC pela eleição direta nas escolas, o vereador Marcos Vinicius (PSDB) aproveitou e deu dois recados.

*Demanda – Todos entenderam a necessidade do novo código tributário de Campina, disse o secretário André Agra sobre a reunião entre Romero, secretários e vereadores, ontem.

FALA CANDINHA!
Ibope
De Dona Candinha: “Se não servir para nada, a audiência já deu muita ‘audiência’”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Sendo pré-requisito de uma licitação, o uso de papel brilhoso ao invés de fosco pode ser relevado?

PINGO QUENTEDurval Ferreira
“No meio político, tudo acontece”. Do presidente da Câmara de João Pessoa, Durval Ferreira (PP-foto), sobre os rumos da eleição da Mesa Diretora.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também