João Pessoa, 15 de maio de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O parlamentar Lucas de Brito (DEM) voltou a cobrar da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) explicações sobre o atraso na entrega de fardamentos, kits escolares e livros didáticos nas escolas da Capital paraibana. Durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o democrata lamentou que, passados mais de três meses do início do ano letivo, os materiais ainda estejam em falta na rede pública municipal de ensino.
“Essa é uma realidade muito triste. As aulas começaram no dia 5 de fevereiro, por um planejamento da própria Gestão Municipal, e até a última sexta-feira (9), os kits escolares não haviam sido entregues”, informou Lucas de Brito.
O vereador exibiu, no Plenário, o vídeo de uma mãe de aluno da Escola Municipal Governador Leonel Brizola, localizada em Miramar, na Capital, narrando os problemas e questionando os motivos por que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) ainda não regularizou a situação. “Aqui, só chegaram alguns pares de sapatos e, mesmo assim, com números desiguais e para poucos alunos”, reclamou a mãe.
Lucas de Brito defendeu que a educação deve ser a prioridade de um governo preocupado com as transformações sociais. “A educação é a forma mais legítima e eficiente de libertar um jovem e fazer com que ele tenha, através de seus próprios méritos, condições de mudar sua vida”, argumentou o parlamentar.
Ele também afirmou que a falta de fardamento nas escolas está dificultando até mesmo a segurança nos estabelecimentos. “Nos últimos dias, vimos no noticiário diversas matérias sobre facções criminosas atuando dentro das escolas municipais. Se nem o fardamento existe para identificar os alunos, fica fácil para essas pessoas se infiltrarem nas localidades”, comentou.
Em aparte, o vereador Raoni Mendes (PDT) criticou: “O básico não foi entregue aos alunos até agora. Essa gestão é um desastre administrativo no que tange à educação”.
Já o líder da situação na Casa Napoleão Laureano, vereador Marco Antônio (PPS), disse que todos os parlamentares pessoenses, independentemente dos lados em que se encontram, estão preocupados com a solução dos problemas e com o desenvolvimento da cidade. “Não está acontecendo esse caos na educação aqui em João Pessoa, mas problemas pontuais em algumas escolas. Existem trâmites sérios a serem realizados para garantir a qualidade dos fardamentos, por exemplo, mas vou levar a demanda ao secretário Luiz Júnior e tenho certeza de que ele vai resolver o problema”, garantiu Marco Antônio.
CMJP
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025