João Pessoa, 23 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Manoel recua; Luciano avança

Comentários: 0
publicado em 23/07/2016 às 09h26
atualizado em 23/07/2016 às 06h30
Manoel Junior Inserções PMDB

Com retirada de candidatura, Manoel Júnior reforça perspectivas de vitória para Luciano

É a lei da ação e reação que melhor retrata a adesão do deputado federal Manoel Júnior ao projeto de reeleição do prefeito Luciano Cartaxo. Ao analisar o cenário, o peemedebista preferiu refazer a rota traçada desde o ano passado.

E essa alteração de percurso precisa ser levada em conta. Não foi apenas o dissabor histórico com o PSB que levou Manoel a Luciano. Bem monitorado por pesquisas, como todos os outros integrantes do quadro, Júnior sondou para onde a perspectiva de vitória sopra. Fez a opção nessa direção.

O que para o deputado é um recuo, para Luciano é um avanço. Já bem posicionado no páreo e favorito na disputa, recebe um considerável reforço na reta final das convenções: o apoio de um dos principais concorrentes e uma legenda que soma em votos e estrutura de campanha.

Com o PMDB, sem perder o PSDB, Cartaxo supera a coligação do PSB e ostenta o maior tempo de rádio e televisão na propaganda eleitoral. Um diferencial substancial para potencializar a sua imagem e o arcabouço administrativo que pretende mostrar ao eleitor.

Subestimado em alguns momentos, Luciano voltar a provar capacidade de articulação e que de besta só tem a cara.

Autoria…
Até aqui, a tese do presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, tida como lunática, vem se transformando em realidade.

…Intelectual
Desde quando retirou sua candidatura, Ruy pregou a viabilidade da formação de um grande bloco de aliança pró-Cartaxo.

Esforço…
O senador Cássio Cunha Lima trabalhou exaustivamente para facilitar as tratativas entre Luciano e Manoel Júnior.

…Concentrado
O primeiro e fundamental gesto foi o da abdicação do direito natural de indicação tucana na chapa do PSD, em João Pessoa.

Maranhão-e-RicardoMexendo nos botões
Afeito às adversidades, o governador Ricardo Coutinho não vai desistir fácil. O socialista joga pesado para demover o senador José Maranhão e convencer o líder do partido a abrir dissidência e “melar” o acordo da direção municipal do PMDB com Luciano. Ricardo tem bala na agulha e dois anos garantidos de poder.

Lucidez políticaraimundoliraagsenado
No 60 Minutos – da Rede Arapuan de Rádios – o senador Raimundo Lira, defensor do apoio do PMDB à Cida, se disse contra qualquer tipo de intervenção ou medida de força contra a direção municipal. Prega o entendimento e uma tese partidária: oferecer aliança em João Pessoa e ganhar em troco apoios do Governo em municípios estratégicos.

BRASAS
*Trio – Nabor Wanderley, Roberto Paulino e Veneziano Vital podem engrossar o coro em favor do apoio do PMDB à Cida em João Pessoa.

*Dando que se recebe – Os três seriam os principais beneficiados em caso de reciprocidade socialista nos seus respectivos municípios.

*Guinada – Gilvan Freire, peemedebista e amigo pessoal de Maranhão, deixou as diferenças de lado e defende o PMDB com o PSB.

*Saia justa – Não ficou fácil para o sociólogo Marcus Alves, desafeto de Luciano e ex-coordenador político da campanha de Manoel Júnior.

*Na fita – Todo o pronunciamento de Manoel Júnior foi gravado por enviado de Maranhão, devidamente identificado.

FALA CANDINHA!
Dúvida cruel
Dona Candinha ficou reflexiva e interrogativa nas últimas horas: “Cunha vem pedir votos em João Pessoa”?

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O PSB segura a candidatura em Campina Grande até o fim?

PINGO QUENTE
“Foi doloroso”. Do deputado federal Manoel Júnior, sobre a retirada da candidatura.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas