João Pessoa, 14 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta quarta-feira

Festival de Quadrilhas Juninas dá início ao São João Pra Valer

Comentários: 0
publicado em 14/06/2016 às 15h07
Festival Municipal de Quadrilhas Juninas

Nesta quarta-feira (15), um Festival de Quadrilhas Juninas dará início ao São João Pra Valer,  na capital. Se apresentam no Ponto de Cem Réis, até a sexta-feira (17), 31 grupos que disputam o 20º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana.

O evento marca a abertura do São João Pra Valer 2016, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Fundação Cultural (Funjope). A abertura do concurso está marcada para 18h30 com a apresentação especial de uma ciranda por crianças da Associação Ame Down. Na quinta e sexta-feira, as apresentações terão início às 19h30. O evento é gratuito ao público.

Divididas em dois grupos, A e B, as quadrilhas disputam prêmios que vão de R$ 3 mil a R$ 8 mil, consagrando os primeiros três colocados de cada grupo. “Os vencedores serão definidos de acordo com uma comissão julgadora formada por cinco membros, todos especialistas em quadrilhas juninas, que a gente traz de outros Estados”, explica o presidente da Liga de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, Edson Pessoa.

A comissão analisa sete quesitos: entrada no ‘arraiá’; coreografia, figurino, repertório musical, o conjunto do trabalho, casamento, marcador e a saída do ‘arraiá’, e dá pontos por ele. As três últimas colocadas do Grupo A são reabaixadas para o Grupo B. Já as três vencedoras do Grupo B passam ao Grupo Especial no A.

Das 33 quadrilhas da competição, 27 são de João Pessoa e foram contempladas pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) com apoio para confecção de figurino e produção da coreografia que irá mostrar ao público.

“A Prefeitura entende que é importante manter acesa essa chama da cultura popular, haja visto que é um dos legados mais bonitos e importantes da nossa região. Além do mais, as quadrilhas juninas exercem uma atuação muito forte no bairros, trabalhando praticamente o ano inteiro para este momento. É gratificante pode construir essa história junto com as quadrilhas”, comentou o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

Já bastante tradicional na cidade, o Concurso de Quadrilhas Juninas é realizado pela Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em 2008 a fim de preservar, organizar e estimular a cultura das quadrilhas juninas, em parceria com a Funjope.

Nos dias 23 e 24, véspera e dia de São João, respectivamente, o forró toma conta do Ponto de Cem Réis com shows de Sirano e Sirino e Santanna, o Cantador, entre outros.

Confira a ordem das quadrilhas:

Quarta-feira

Grupo A e B

A partir das 19h30
Flor de Mandacaru (Mandacaru/JP)
Macambira (Camalaú/Cabedelo)
Linda Flor do Sertão (Mangabeira VIII/JP)
Tiko Show (Mangabeira I/JP)
Sanfona Branca (Mangabeira I/JP)
Balão Dourado (Mata Redonda/Alhandra)
Nação Matuta (Valentina Figueiredo/JP)
Xote e Baião (Ernani Sátiro/JP)
João de Barro (Valentina Figueiredo/JP)
Sucupira (Padre Zé/JP)

Quinta-feira

Grupo A e B

A partir das 19h30
Pó de Serra (Mangabeira IV/JP)
Fogueirinha (Cruz das Armas/JP)
Jovem Matuto (Grotão/JP)
Paraíba (Roger/JP)
Lageiro Seco (Roger/JP)
Raiz Nordestina (Valentina Figueiredo/JP)
Mangue Seco (São José/JP)
Nascer do Sol (Jardim Cidade Universitária/JP)
Botijinha (Torre/JP)
Xiado do Xinelo (Funcionários IV/JP)

Sexta-feira

Grupo B

A partir das 19h30
Cangaceiros do Sertão (Cruz das Armas/JP)
Aconchego (Cruz das Armas/JP)
Zé Monteiro (Cristo/JP)
Viana (Ponta de Mato/Cabedelo)
Fazenda Lampião (Mangabeira/JP)
Explode Coração (Colinas do Sul/JP)
Sacode Poeira (Cruz das Armas/JP)
Fulô do Serrado (Funcionários II/JP)
Maria Cangaceira (Mangabeira IV/JP)
Flor de Lírio (Valentina/JP)
Raio de Luar (Centro/Conde)

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas