João Pessoa, 19 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em patos

Gestantes participam de debate sobre aleitamento materno

Comentários: 0
publicado em 19/05/2016 às 08h24

Uma palestra discutiu a importância do aleitamento materno com as gestantes que são acompanhadas e orientadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mariana Alves, no bairro Monte Castelo, nesta quarta-feira (18). Uma equipe do Banco de Leite Humano (BLH) Dra. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, foi responsável por ministrar o debate.

Devido a várias informações incertas que ainda circulam a respeito do leite materno, a direção do Banco de Leite de Patos decidiu promover uma mobilização para desmistificar os discursos que condenam a amamentação. Sendo assim, uma equipe vem orientando as gestantes dos CRAS e dos serviços de Assistência Social e de Saúde do município sobre a importância de alimentar os bebês apenas com o leite, visto que ele tem todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada.

A Técnica em enfermagem do Banco de Leite, Edilma Alves, ministrou o debate sobre o aleitamento. Ela ressaltou a necessidade que o Banco tem de estar sempre recebendo doações e da importância do leite materno para a nutrição desses bebês.

‘’Muitas gestantes não sabem da importância da amamentação para seus filhos nos primeiros dias de vida, por isso nós estamos passando essas informações para orientá-las sobre como alimentar os seus bebês corretamente. Os CRAS e Unidades de Saúdes têm grupos de gestantes e por esse motivo nós estamos sempre realizando essas palestras para essas mães, para que elas cheguem na maternidade com mais segurança. Nós estamos quase sem estoque de leite no Banco e por isso também incentivamos essas mães a estarem realizando a doação. A Maternidade tem uma demanda muito grande e não é aceita nenhuma outra forma de leite artificial. Por isso, nas campanhas nós estamos sempre incentivando a doação de leite, pois os bebês que ficam na UTI precisam desse alimento para sua melhor recuperação’’, explicou Edilma.

Os CRAS estão sempre promovendo esses debates em suas atividades e convidou a equipe da mobilização para estar ministrando essa palestra para as gestantes. A assistente social Lúcia Helena falou da relevância de estar viabilizando essas discussões nos centros. Lúcia afirmou que as gestantes participam de um acompanhamento especializado e recebem auxílios e benefícios eventuais.

‘’Foi através de um convite que organizamos essa palestra para as gestantes. Elas são acompanhadas pelas equipes do CRAS e recebem auxílios da secretaria de Desenvolvimento Social. Essas gestantes recebem kits com utensílios que ajudam nos cuidados com os bebês e  participam também de acompanhamentos especializados. As equipes dos CRAS visitam essas famílias logo após a chegada do bebê e observa se está faltando algo que seja necessário para o desenvolvimento dessa criança. Elas são atendidas e encaminhadas para os serviços essenciais, além de receberem orientações com psicólogos e pedagogos’’, falou a assistente social.

MaisPB

Leia Também